1º debate pela sucessão para a Reitoria é marcado pelo respeito entre candidatos

O 1º debate pela sucessão para a Reitoria da UFPB mobilizou a toda a comunidade universitária. De acordo com o presidente da Comissão Especial Eleitoral, professor Jonábio Barbosa dos Santos, os candidatos souberam manter o equilibrio necessário ao bom debate de ideias, com respeito mútuo. O próximo debate será dia 11 de abril, em Areia.

“Muito positivo.” Esta foi a avaliação feita pelo presidente da Comissão Especial Eleitoral, Jonábio Barbosa dos Santos, sobre o primeiro debate de ideias entre os candidatos a reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado na manhã desta terça-feira (3), no Auditório da Reitoria, Campus de João Pessoa. O próximo debate está marcado para o dia 11 de abril, às 13h, no Auditório do Campus II, em Areia. O pleito será realizado no dia 16 de maio.

O Auditório da Reitoria estava lotado para o debate desta terça-feira, que foi dividido em quatro blocos, nos quais os candidatos puderam falar exclusivamente sobre temas relacionados à Universidade, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Esses temas foram previamente definidos pela Comissão Eleitoral, de comum acordo com os representantes dos candidatos. O único candidato que faltou ao debate foi o professor José Rodrigues.

Durante cerca de duas horas, os candidatos Lúcia Guerra, Luiz Renato Pontes, Margareth Diniz e Otávio Mendonça debateram sobre vários temas relacionados, como, por exemplo, “Universidade, pesquisa e inovação tecnológica”, “Modernização do ensino presencial e virtual”, “Políticas afirmativas” e “Capacitação e qualificação dos servidores técnico-administrativos”.

No primeiro bloco, cada candidato, por meio de ordem de sorteio, teve direito a cinco minutos para uma explanação sobre sua candidatura. No segundo, também obedecendo a ordem de sorteio, os candidatos fizeram perguntes entre si. O destaque do terceiro bloco foram as perguntas feitas diretamente pelo público presente, através de anotações encaminhadas até a comissão. No último bloco, cada candidato teve dois minutos para as considerações finais.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, todos os candidatos mantiveram a postura de respeito mútuo. “Eles cumpriram as regras do debate e, através da discussão salutar, fizeram abordagens sobre temas relevantes para a instituição e a comunidade como um todo. Espero que este nível seja mantido nos próximos debates”, ressaltou. Jonábio dos Santos lamentou, no entanto, o comportamento de parte do público presente, que, segundo ele, em algumas ocasiões teria faltado com respeito aos candidatos e à própria comissão eleitoral. “Essas pessoas envolvidas na campanha devem controlar mais a empolgação. É importante respeitar o que diz a resolução, até mesmo como forma de não prejudicar seus próprios candidatos”, afirmou.

De acordo com a Comissão Especial Eleitoral, os próximos debates serão realizados no dia 11 de abril, às 13h, no Auditório do Campus II, no município de Areia; 18 de abril, às 9h, no Auditório do Campus III, em Bananeiras; no dia 25 de abril, às 9h, no Auditório do Campus IV, em Mamanguape/Rio Tinto; e no dia 10 de maio, às 19h, novamente no Auditório da Reitoria, Campus de João Pessoa.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho