Pinacoteca da UFPB recebe a exposição Achados e Perdidos

A Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculada ao Departamento de Artes Visuais do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), apresenta até o dia 13 de setembro a exposição “Achados e Perdidos”, do fotógrafo e jornalista paraibano Ricardo Peixoto.

A mostra está no primeiro andar da Biblioteca Central, no Campus I, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30, e nos sábados, das 8h às 11h. “Achados e Perdidos” tem como foco a autorreflexão do artista. “É o rascunho da minha memória produtiva e acessada no ato de (re)criar”, resume Ricadro sobre a sua exposição.

Ricardo Peixoto

Fotógrafo e jornalista, o artista visual Ricardo Peixoto é graduado em Comunicação Social pela UFPB. Atua profissionalmente desde 1989. Coordenou projetos de pesquisa e documentação na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/UFPB).

Em 1995, fundou a Agência Ensaio, ao lado de Marcos Veloso e Mano de Carvalho, a primeira agência de fotografia da Paraíba, atuante no fomento da produção fotográfica e atividades em comunidades de baixa renda, junto a alunos de escolas públicas e privadas.

Curador do Museu da imaginação participou de vários salões e festivais nacionais e internacionais de fotografia e suas obras integram acervos e coleções no Brasil, Argentina, Áustria e França. Ministra oficinas, cursos, workshops e palestras pelo País há 15 anos.

Sobre a Pinacoteca

A Pinacoteca da UFPB pertence ao Departamento de Artes Visuais/CCTA. Inaugurada pelo artista plástico Hermano José, em 1987, o objetivo era reunir o acervo da universidade, criar o primeiro Museu de Arte em João Pessoa e constituir um espaço de pesquisa e referência das artes visuais na capital.

A Pinacoteca conta ainda com a assistência de uma museóloga, que está coordenando a catalogação do acervo. Desde 2017, foram realizadas várias exposições.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo