UFPB e Unipê realizam III Seminário de Mediação e Arbitragem em setembro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) realizam o III Seminário Med-Arb: advocacia, mediação e arbitragem, nos dias 5 e 6 de setembro, no auditório da sede do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa.

A terceira edição do Med-Arb propõe-se a estimular a pesquisa, a produção científica e as atividades de extensão em temas relacionados aos métodos extrajudiciais de solução de conflitos. Para os dois dias de evento, estão confirmados palestrantes de renome no cenário da mediação e arbitragem, tanto da advocacia quanto do Judiciário. São eles, Carlos Alberto Carmona, Felipe Moraes, Maria Roseli Costa, Thiago Marinho Nunes, Marilda Rosado de Sá Ribeiro, Cesar Guimarães Pereira e Soraya Nunes.

Os interessados em apresentar trabalhos, no formato de banner, podem enviar resumos expandidos, de duas a cinco laudas, até este sábado, 25, para o e-mail numesc.idcc@gmail.com. Os eixos temáticos são “Conflitos, Eficiência e Constitucionalização dos Contratos” e “Ordem Econômica, Livre Iniciativa e Métodos Adequados de Solução de Conflitos com a Administração Pública”. A relação dos trabalhos aprovados para apresentação será divulgada até o dia 28 de agosto. Mais informações estão disponíveis no edital.

Na programação, também está previsto um Pre-Moot, com oito equipes, para simulação do tribunal arbitral do caso da IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial - que ocorrerá em outubro deste ano, em São Paulo. A inscrição de equipes já está encerrada.

Para ouvintes, as inscrições estão abertas até 5 de setembro neste link, com valores de R$ 30 para profissionais e R$ 15 para estudantes. Servidores do TCE e alunos cotistas serão isentos do pagamento.

Os eventos são promovidos pelo Instituto de Pesquisa e Extensão Perspectivas e Desafios de Humanização do Direito Civil (IDCC), associação sem fins lucrativos que congrega a UFPB e o Unipê, entre outros participantes. O Med-Arb recebe o apoio do Núcleo de Estudos de Métodos Extrajudiciais de Conflitos (Numesc/IDCC), do Grupo de Estudos em Arbitragem, Mediação e Comércio Exterior (GEACE/Unipê), da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil (CAMARB) e da OAB-Paraíba.

ACS | Rita Ferreira