IV Veredas do Patrimônio debate religiosidade afro-brasileira

Acontece no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a continuidade do evento “IV Veredas do Patrimônio – Margens, Imagens e Fluxos 2018”. Será com a palestra “IGBA: Entre materialidade e imaterialidade no fazer afro-religioso”, que será proferida por Patrício Carneiro da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e tendo como debatedora Rosa de Aquino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento está programado para o dia 5 de setembro, às 19h, na sala de multimídia no Bloco C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

É uma realização do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPB e Lavid. Tem apoio do Grupo de Estudos Culturais (GEC), Departamento de Ciências Sociais (DCS), CCHLA, Projeto de Extensão – Caminhos do Roçado e Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais (ABECS).

Sobre o IGBA

IGBA orixa, ibá orixa ou simplesmente ibá é o nome dos assentamentos sagrados dos orixás na cultura nago vodun, onde são colocados apetrechos e fetiches inerente a cada um deles na feitura de santo. Ao lado de cada um dos IGBAS encontram-se talhas, quartinhas e quartiões, que devem conter o líquido mais precioso da vida chamado pelo povo do santo de omin (água). Cada IGBA orixa é uma representação material e pessoal, simbolizando a captação de energia oriundo da natureza, ligado aos orixás correspondentes e sempre emanando energias para seus adeptos e crentes.

Veredas do Patrimônio

O Veredas do Patrimônio surgiu em 2014, como curso de formação continuada para bolsistas do Programa de Pesquisa e Extensão PAMIN (Patrimônio, Memória e Interatividade) da UFPB, com o tema Teorias, experiências e políticas contemporâneas. Atualmente, o seminário também é apoiado pelas pós-graduações de Antropologia e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC).

Mais informações pelo e-mail: pamin@lavid.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria