UFPB inaugura o primeiro Ambulatório de Cuidados Farmacêuticos da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugurou, em 26 de julho, o primeiro Ambulatório de Cuidados Farmacêuticos do Estado. A unidade da Farmácia-Escola, localizada no Centro de Vivência do campus de João Pessoa, oferece os serviços de consultoria e de assistência farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico e monitoramento da glicemia e da pressão arterial sistêmica a estudantes, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas segundas (13h às 16h), quartas (13h às 17h), quintas (9h30 às 12h30) e sextas-feiras (13h às 17h).

Supervisionado por Wálleri Reis, professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas, o ambulatório conta com o trabalho de dois farmacêuticos clínicos e de 20 alunos do curso de Farmácia, entre eles Isabella Costa, que coordena a equipe dos profissionais de saúde em formação. Segundo a discente, na área de Farmácia Clínica, a vertente ambulatorial é o campo em maior ascensão no mundo. No Brasil, ambulatórios farmacêuticos já são realidade em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

“A Farmácia Clínica possui a vertente hospitalar, que tem o objetivo de minimizar efeitos adversos das medicações e aperfeiçoar a farmacoterapia de pacientes internados, e também o ramo ambulatorial, que funciona como uma consultoria para acompanhamento de pacientes crônicos e não hospitalizados. Na Paraíba, até então, esses serviços eram oferecidos apenas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais. Em algumas drogarias, há consultórios farmacêuticos que operam de modo isolado. Mas, ambulatórios farmacêuticos inseridos na rede de saúde e em contato direto com outros serviços, não existiam na Paraíba. Somos pioneiros”, explica Isabella Costa.

A coordenadora relata que a professora Wálleri Reis supervisionava um ambulatório farmacêutico no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, antes de ingressar na UFPB, há sete anos. “Ao fazer parte do corpo docente da instituição, sua experiência somou-se a um desejo antigo dos estudantes de Farmácia de adentrar nesse ramo. Essa combinação deu origem ao projeto de extensão”, conta. Como preparação para atuar no ambulatório, os alunos ficaram duas horas por dia, de segunda a quinta-feira, durante um semestre, imersos em estudos sobre teoria e prática em Farmácia Clínica Ambulatorial.

Na foto, realizada durante a inauguração, à partir da esquerda, a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PB) Cila Gadelha, a supervisora do projeto e vice-coordenadora da Farmácia-Escola Wálleri Reis, o coordenador da Farmácia-Escola João Vianney, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) João Euclides Braga e o chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF/CCS) Pablo Queiroz Lopes.

Primeiros resultados

Somente no dia da inauguração do ambulatório, foram realizados 200 atendimentos. Com a triagem, 46 pacientes permaneceram em acompanhamento. Esse número vem aumentando devido à procura pelos serviços. Até o momento, todas as solicitações encaminhadas a médicos foram atendidas. “Em pouco tempo, já conseguimos mudar a qualidade de vida de muitos pacientes”, comemora Isabella Costa.

Durante os acolhimentos, os principais problemas verificados pela equipe do ambulatório são erros em medicações e em prescrições, excesso de medicações, falta de adesão dos pacientes ao tratamento, pouco conhecimento dos cuidadores sobre os problemas de saúde dos pacientes, quadros de saúde não tratados e, de um modo geral, falta de educação em saúde.

A estudante alerta que a distribuição de medicamentos ainda é realizada pela Farmácia-Escola, desde que o paciente esteja com prescrição médica ou farmacêutica. Abastecida por meio de doações, disponibiliza, gratuitamente, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, polivitamínicos, fitoterápicos, antidislipidêmicos, analgésicos, entre outros. A Farmácia-Escola também possui um ponto de descarte para medicamentos com validade vencida.

Mais informações sobre o Ambulatório de Cuidados Farmacêuticos e a Farmácia-Escola podem ser obtidas através do telefone (83) 98120-1848.

ACS | Pedro Paz