Progep/UFPB tem programação para o Setembro Amarelo

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQVSST), realiza, neste mês, a Campanha Setembro Amarelo - Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, com o objetivo de informar e conscientizar a comunidade universitária sobre a temática.

O evento da Progep é alusivo à Campanha Setembro Amarelo, que ocorre desde 2015 no Brasil, através do Centro de Valorização da Vida (CVV). O suicídio é um fenômeno social complexo que pode acometer pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais. Contudo, o suicídio tem prevenção, sendo de grande relevância reconhecer os sinais de alerta. Nesse sentido, é importante a criação de oportunidades de discussão, que disseminem informações, e de espaços de acolhimento, que ofereçam apoio e escuta.

De acordo com o coordenador da CQVSST, Franklin Eduardo, “o tema é um tabu, cercado de mitos e estigmas que se perpetuam pela falta de informação. Entretanto, falar sobre suicídio é muito importante e necessário, pois trata-se de uma questão de saúde pública que envolve todos os níveis de atenção à saúde”.

Programação

Para servidores (docentes e técnicos), a CQVSST oferecerá os serviços de escuta psicológica, nos dias 13, 20 e 27 de setembro; de escuta psiquiátrica, nos dias 13 e 27; e de avaliação de estresse, no dia 27. Os atendimentos serão realizados por equipe multiprofissional, sempre no turno da tarde. O agendamento deve ser feito, pelos interessados, no Serviço Social do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), localizado no térreo do prédio da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em 27 de setembro, a Progep promove o Dia “D”, no Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), próximo à Reitoria, também no campus-sede da UFPB. As atividades iniciam-se às 8h00, com as inscrições no local, seguida da palestra de abertura, às 8h30, e da mesa redonda Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, às 9h00. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado.

ACS | Rita Ferreira