UFPB doa mais de seis toneladas de materiais recicláveis

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) doou mais de seis toneladas de recicláveis, no primeiro semestre deste ano, para a Associação de Reciclagem de Cabedelo, localizada no bairro Renascer, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Entre os principais materiais recolhidos estão papel, papelão e garrafa PET (polietileno tereftalato). Esse trabalho é desenvolvido através do Programa de Coleta Seletiva Solidária da universidade, conduzido por Joácio Morais, coordenador da Comissão de Gestão Ambiental (CGA/UFPB).

A coleta é realizada por cerca de 350 funcionários terceirizados da UFPB, distribuídos por 11 setores do campus-sede. O monitoramento da qualidade e da quantidade do material é feito semanalmente por 11 encarregados, responsáveis por gerenciar o trabalho dessas equipes, e por dois estagiários e nove voluntários do curso de Engenharia Ambiental. O transporte do material é executado por caminhões da própria associação.

“O monitoramento consiste no acompanhamento do itinerário dos catadores, para observar os contêineres semanalmente, a fim de checar se têm apenas material reciclável e se estão limpos, sem substâncias contaminantes. Também conversamos com os encarregados pessoalmente e via aplicativo de mensagens para trocar informações sobre trabalho desenvolvido”, conta o estudantes Victor Arruda, estagiário do programa.

Na fotografia principal, a encarregada Rosemary Gervásio e equipe de terceirizados do setor n° 10 do campus I, que obteve os maiores índices de aproveitamento de materiais recicláveis. Ao lado, ações de educação ambiental realizadas pelos estagiários e voluntários junto à comunidade universitária.

Eficiência na coleta

A Associação de Reciclagem de Cabedelo foi habilitada, no final do ano passado, pelo último edital para seleção de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis da UFPB, para efetuar a coleta dos materiais recicláveis gerados na instituição.

Ao atuar na defesa de direitos sociais, a associação é constituída de catadores de materiais recicláveis que têm a atividade como única fonte de renda. A entidade possui infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados e possui um sistema de rateio entre associados e cooperados.

Neste momento, de acordo com a coordenadora da CGA em exercício, Nadjacléia Almeida, a comissão está trabalhando para aumentar a eficiência da coleta com a identificação visual dos locais de descarte, dos coletores e dos contêineres, e também em ações periódicas de educação ambiental.

A CGA foi criada em fevereiro de 2013 e tem o objetivo de auxiliar a reitoria da UFPB no diagnóstico e formulação de estratégias de enfrentamento do passivo ambiental da instituição, mediante a elaboração de programas de gestão ambiental.

ACS | Pedro Paz