UFPB seleciona bolsistas e voluntários para o Programa de Educação Tutorial

As Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) selecionam estudantes para o preenchimento de quatro vagas de bolsistas e seis de voluntários no projeto “Acesso e permanência de jovens de origem popular à universidade: diálogos universidade-comunidade” do Programa de Educação Tutorial (PET/Conexões de Saberes).

Podem se candidatar alunos do 1° ao 4° semestre dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras Inglês-Português, Física, Matemática, Geografia e Química da UFPB. As inscrições seguem até o dia 21 de setembro, pelo e-mail petejaufpb@gmail.com, de acordo com as condições e documentação indicadas em edital. Os bolsistas receberão mensalmente R$ 400. Bolsistas e voluntários terão direito a certificado, independentemente do tempo de participação no projeto.

A seleção será conduzida pela professora e tutora Suelídia Maria Calaça, por meio de análise de documentação e da carta de intenção, em 24 e 25 de setembro; e de entrevista, no dia 26 de setembro. Os resultados serão divulgados em 1° de outubro, às 13h, na sala de professores do Centro de Educação (CE), ambiente n° 34, no campus-sede, em João Pessoa. Essas datas poderão ser alteradas devido ao número de inscritos e as eventuais modificações serão prontamente informadas aos candidatos. O cadastramento dos alunos selecionados, no Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (Sigpet) do Ministério da Educação, está previsto para 15 de outubro.

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação, nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Uma vez criado, o grupo mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo. Ao bolsista de graduação, é permitida a permanência até a conclusão do curso e, ao tutor, por um período de até seis anos, desde que obedecidas às normas do Programa. Atualmente, o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 IES.

Outras informações podem ser obtidas pessoalmente na sala de professores do CE, pelo telefone (83) 3216-7477 e pelos perfis do PET/UFPB nas redes sociais Facebook e Instagram.

ACS | Pedro Paz