Conferência abordará perspectivas da América Latina para a Educação do Futuro

ImprimirImprimir

A Terceira Conferência Internacional na Educação do Futuro - Perspectivas da América Latina, iniciativa da Academia Mundial de Artes e Ciência (WAAS) e do World University Consortium (WUC), será realizada de 12 a 14 de novembro de 2018, no Hotel Windsor Florida, no Rio de Janeiro.

 

Com o tema “Aprendizagem numa era de velocidade crescente, complexidade e incerteza”, o evento se propõe a identificar medidas práticas destinadas a atender às necessidades e aspirações de principais interessados numa nova educação - jovens, estudantes, professores, empregadores, trabalhadores, instituições de pesquisa, universidades, governos e sociedade civil - nessa região do mundo.

 

Diante dos atuais desafios, a Educação é o instrumento mais eficaz para conduzir conscientemente a evolução social. Há, contudo, uma necessidade urgente de expandir o alcance, a acessibilidade e a qualidade da educação em todos os níveis. Multiplicar o modelo existente não é suficiente. É necessária uma educação qualitativamente diferente - um novo paradigma. Essa é a perspectiva do evento.

 

Os interessados em se inscreverem para a conferência devem se registrar no e-mail da Secretaria e efetuar o pagamento da taxa de Inscrição, no valor de R$ 500,00, na chegada ao evento ou por depósito bancário, no Banco Bradesco (237), em favor de Capítulo Brasileiro, CNPJ 16665589/0001-87, agência 1421-4, conta nº 16259-0.

 

A Terceira Conferência Internacional na Educação do Futuro recebe o apoio do Ministério da Educação, da Fundação Cesgranrio, da Unesco-Brasil, da Academia Brasileira de Educação e da International Association of University Presidents.

 

 

Submissões

 

A conferência será focada nos seguintes temas: Aprendizagem na primeira infância; Aprendizagem centrada na pessoa; Formação de Professores; Educação Básica; Educação Superior e Tecnológica; Educação Transdisciplinar; Aprendizagem On-line e Híbrida; Educação e Inovação; e Educação e Emprego. Esses assuntos serão abordados por dois palestrantes convidados em cada um dos nove painéis previstos. As apresentações serão sempre seguidas de debates.

 

Trabalhos também serão aceitos sobre os temas dos painéis. Os resumos desses artigos podem ser submetidos até 30 de setembro, pelo e-mail da Secretaria, e não devem ter mais de 20 linhas. O Comitê Organizador informará aos autores sobre trabalhos aceitos. Os documentos completos terão prazo para envio até 15 de outubro e as apresentações serão realizadas em Sessões Paralelas. Haverá tradução simultânea (Inglês, Português e Espanhol).

 

A organização informa que, em breve, a página web do evento será publicada.

 

 

Programação

 

12 de novembro

 

9h00 - Credenciamento e Registro

10h00 - Abertura

10h40 - Conferência: A Educação e a 4ª Revolução Industrial

 

12h00 - Almoço

 

13h00-14h00 - Painel 1 - Questões críticas para o futuro da educação - Os principais desafios que a educação enfrenta numa sociedade em rápida transformação, interconectada e cada vez mais complexa que está emergindo no século XXI. Aprendizagem na era de crescentes avanços em ciência e tecnologia, bibliotecas online, novas tecnologias de informação e comunicação, educação centrada na pessoa e inovações na educação infantil.

 

14h00-15h00 - Painel 2 - Educação e Empreendedorismo - Formação para o empreendedorismo, parques tecnológicos e incubadoras, empresas inovadoras, propriedade intelectual, articulação entre universidades e indústria.

 

15h00-15h30 - Coffee break

 

15h30-18h00 - Apresentação de trabalhos

 

 

13 de novembro

 

8h30-9h30 - Painel 3 - A visão de futuro - Este painel buscará destacar as visões de negócios, sociedade, governo, estudantes e universidades, a fim de desenvolver um compartilhamento das mudanças necessárias no sistema educacional e das questões críticas que precisam ser exploradas.

 

9h30-9h50 - Coffee break

 

9h50-10h50 - Painel 4 - Avaliação como apoio à melhoria da qualidade na educação - Programas e políticas nacionais de avaliação: exemplos na América Latina.

 

10h50-13h00 - Apresentação de trabalhos

 

13h00 - Almoço

 

14h00-15h00 - Painel 5 - Formação de Professores para o Ensino Básico - O papel dos cursos de pedagogia, residência pedagógica, formação de professores em ciências matemáticas e naturais, o papel da cultura na formação de professores.

h15h00-15h20 - Coffee break

 

15h20-16h20 - Painel 6 - Educação Interdisciplinar - As novas formas de organização das estruturas curriculares. O modelo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Transdisciplinaridade para levar aos problemas do mundo real.

 

16h20-18h00 - Apresentação de trabalhos

 

 

14 de novembro

 

8h30-9h30 - Conferência: Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação como fatores-chave de desenvolvimento - Inovação, Criatividade e Tecnologia

 

9h30-10h30- Painel 7 - Novos Paradigmas na Educação - Necessidade de mudanças radicais na qualidade, conteúdo, relevância e no processo pedagógico para atender às necessidades emergentes do século 21.

 

10h30-10h50 - Coffee break

 

10h50-13h00 - Apresentação de trabalhos

 

13h00 - Almoço

 

14h00-15h00 - Painel 8 - Aprendizagem On-line e Híbrida - Educação a Distância e Inclusão Social na América Latina. Educação voltada para a solução de questões sociais. “Moocs”, Programas Nacionais, Universidades Abertas da América Latina, Novas Plataformas Educacionais. A tecnologia se integra cada vez mais a cada aspecto da educação e a internet abre novos modelos de aprendizagem.

 

15h00-16h00 - Painel 9 - Educação para o pleno emprego - Alguns empregos desaparecerão no futuro próximo, outros se transformarão radicalmente e muitos novos empregos serão criados. Metade dos empregos existentes desaparecerão quando crianças de hoje atingirem a idade adulta. A organização de estruturas curriculares de formação para o pleno emprego, cursos de curta duração, o processo de Bolonha e sua viabilidade na América Latina.

 

16h00-16h20 - Coffee break

 

16h20-18h00 - Apresentação de trabalhos

 

18h00 - Sessão de Encerramento e Relatório Final.

 

 

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira
Compartilhar: