Progep/UFPB participa de encontro nacional de gestores de pessoas

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou do XXXVIII Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino Superior (ENDP), realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de 18 a 21 de setembro, em Maceió.

Cerca de 700 dirigentes e técnicos de institutos e universidades federais brasileiras debateram o tema Gestão de Pessoas: estratégica e fundamental, em programação de palestras, vivências e apresentações orais de trabalhos, entre outras atividades, ao longo dos quatro dias de evento. O ENDP contou com profissionais de referência nacional em áreas de gestão estratégica e de pessoas, que abordaram conformidades normativas, processos de trabalho e gestão de recursos humanos, propiciando novos conhecimentos e a troca de informações entre gestores de pessoal.

O evento é promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), que atua como canal de representação do segmento junto ao Ministério da Educação e ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O encontro é anual e está consolidado como importante fórum de discussão, reflexão e integração entre gestores da área de recursos humanos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Participação da Progep

Da Progep/UFPB, estiveram presentes representantes da Assessoria Técnica e de Planejamento, da Central de Atendimento ao Servidor, da Secretaria Executiva e das Coordenações de Processos e Gestão de Pessoas (CPGP), de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQV).

De acordo com Franklin Eduardo, gestor da CQV, a ida dos técnico-administrativos ao evento é importante para a qualidade dos serviços prestados pela Progep. “Esse aprendizado faz parte do compromisso que temos em oferecer um serviço de qualidade a todos os servidores da UFPB, através da excelência aplicada aos processos de trabalho executados pelos setores que interagem com professores e técnico-administrativos”, explicou.

Na avaliação de Harrisson Grigório, coordenador da CDP, "a participação no ENDP foi uma grande oportunidade de socializar, com as demais Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, a experiência da UFPB na implantação e desenvolvimento do Sistema de Gestão de Desempenho por Competências, o SGDCom".

Além de abordar temas atuais aplicáveis à realidade das instituições no campo de recursos humanos, durante o evento também foram realizados o Encontro das Unidades Siass e a reunião do Fórum Nacional de Gestores de Pessoas da Rede Federal (Forgep), Regional Nordeste, coordenada pelo gestor da CPGP/Progep, Deivysson Harley.

ACS | Rita Ferreira, com informações de Hannah Barbosa (ACS Progep).