UFPB e TJPB fecham termos de acordo que prevê estágios e capacitações

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, recebeu em seu gabinete, na tarde do dia 20 de setembro, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), desembargador Joás de Brito Pereira Filho, para tratar das instalações do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que funciona em prédio cedido pela UFPB, localizado no Centro de João Pessoa, nos termos de um acordo assinado em 2011.

Joás de Brito informou que intenciona transferir o juizado para o prédio do Fórum Criminal, também situado na capital paraibana, e utilizar o espaço físico cedido pela universidade para agora acomodar o arquivo do Fórum. Para viabilizar a mudança, o presidente do TJPB propôs aditivo ao atual convênio e a reitora foi receptiva à ideia.

O desembargador falou à reitora sobre os investimentos que o TJPB tem feito em tecnologia para solucionar problemas com espaço físico com arquivos, como o armazenamento em nuvem e a experiência de digitalização de processos do Fórum Cível e do Fórum de Campina Grande. A reitora Margareth Diniz, por sua vez, comentou sobre o projeto Papel Zero da UFPB, que privilegia meios eletrônicos para processos administrativos e diminui a demanda de estrutura física para arquivo.

Além do aditivo ao acordo, ficaram acertadas a ampliação das oportunidades de estágio aos estudantes da UFPB e a capacitação dos servidores do tribunal por parte dos movimentos de mulheres e de direitos humanos vinculados à universidade.

Participaram da reunião, o assessor da presidência do TJPB juiz Marcial Henrique (à direita na foto) e o chefe de gabinete da reitoria Raimundo Barroso Jr (à esq.). Ao final, ficou marcada uma visita de inspeção ao prédio onde funciona o Juizado, conduzida por Barroso e acompanhada por Marcial em 25 de setembro.

ACS | Daniel Guedes