Veredas do Patrimônio apresenta mostra de documentários

Acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, na sala 422 do Bloco A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB) a “Mostra de documentários” do evento “IV Veredas do Patrimônio – Margens, Imagens e Fluxos – 2018”. A mostra exibe os filmes: “Feira da Ecovarzea”, “A la ursa Piollin” e “Gramame, um rio de histórias”, com participação de Patrícia Ramiro, Luciana Chianca e Patrícia Pinheiro da UFPB.

“Veredas do Patrimônio” é um seminário em torno de questões envolvendo o patrimônio cultural, e acontece desde 2014. Como evento formativo de um público interessado na temática do patrimônio, ele se propõe a atingir estudantes e pesquisadores da temática na Universidade Federal da Paraíba. Mesmo assim, o evento é aberto a outros parceiros e públicos, desdobrando iniciativas de difusão e educação patrimonial, para ampliar o olhar da sociedade sobre as questões que o patrimônio suscita.

Originalmente concebido pela necessidade de discussão sobre patrimônio e os caminhos que podem ser seguidos para a exploração do tema, o “Veredas do Patrimônio” surgiu como uma formação continuada aos bolsistas do Programa de Pesquisa e Extensão PAMIN (Patrimônio, Memória e Interatividade), da UFPB, em 2014, com o tema "Teorias, experiências e políticas contemporâneas".

Desde 2014, 2016, 2017  e 2018 os “Seminários Veredas do Patrimônio” contam com a presença de estudantes da UFPB, professores, técnicos e representantes de instituições vinculadas ao patrimônio local, como eventos mensais abertos ao público onde buscam refletir sobre experiências de pesquisa e de exercício profissional em campos de atuação alternativos à Universidade. A cada ano o “Veredas do Patrimônio” aborda um tema. Em 2018 seu tema é “Margens, Imagens e Fluxos”, fazendo referencia às diversas Exposições fotográficas, Mostra de vídeos e Cine-Debates da programação.

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPB e Lavid. Tem apoio do Grupo de Estudos Culturais (GEC), Departamento de Ciências Sociais (DCS), CCHLA, Projeto de Extensão – Caminhos do Roçado e Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais (ABECS).

Mais informações na página: #cchlaufpb; ou pelo e-mail: pamin@lavid.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria