Congresso Nacional de Arquivologia começa nesta segunda em João Pessoa

Os arquivologistas do Brasil vão se reunir no “VIII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA”), que começa nesta segunda-feira (8). O evento vai acontecer no Centro de Convenções em João Pessoa de 8 a 11 deste mês.

Em sua 8ª edição, o “Congresso Nacional de Arquivologia (CNA)” vai enfocar o tema “Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a arquivologia” e durante os quatro dias serão enfocados os temas: epistemologia arquivística e interdisciplinaridade, a gestão arquivística, patrimônio e memória arquivística, documentos e repositórios digitais, representação arquivística e associativismo e visibilidade social.

Realizado a cada dois anos, o evento reúne arquivistas, técnicos, professores, estudantes, gestores e demais profissionais da arquivística para discussões teóricas sobre as várias temáticas e práticas da Arquivologia, ampliação do conhecimento, troca de experiências, contribuindo, assim, para o avanço da área.

O “VIII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA” contempla diversas áreas temáticas com atividades distribuídas em conferência, oficinas e minicursos, apresentações musicais e de pôsters, encontros, sessão de comunicações orais, roda de conversa e o Fórum Nacional de Estudantes de Arquivologia.

A Conferência de abertura do “VIII Congresso Nacional de Arquivologia será ministrada às 20h, pela vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, que abordará o tema: Ética, Responsabilidade Social e Política de Acessibilidade para Arquivologia. A cerimônia de abertura será das 19h às 20h no Centro de Convenções.

O evento é uma promoção da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Mais informações e detalhes da programação na página do evento no endereço eletrônico: www.viiicna.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo