UFPB consolida rede acadêmica internacional na área de Serviço Social

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai consolidar rede acadêmica internacional no campo temático “Políticas Públicas de Proteção Social”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), com a Universidade de Salamanca, na Espanha.

Aditivo ao acordo de cooperação entre as duas instituições, em vigência até o final de 2019, passará a prever a criação de um Programa de Doutoramento Internacional na área de Serviço Social, com a participação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); cursos de verão e intercâmbio para professores e estudantes do PPGSS. O documento deve ser assinado até o final deste mês.

“A priore, vamos oferecer intercâmbio e cursos de verão sobre temáticas como sustentabilidade, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. O doutoramento internacional é um plano de médio prazo porque precisa ser avaliado e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha.”, conta a coordenadora do PPGSS Marinalva Conserva.

A parceria entre as duas instituições na área de Serviço Social teve início no ano passado, quando a professora da Universidade de Salamanca Antonia Picornell Lucas passou cinco meses na UFPB, como docente visitante do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. Ela tem cumprido agenda programada desde o dia 08 deste mês, a fim de consolidar e promover esta rede acadêmica internacional.

Até então, reuniu-se com integrantes do PPGSS, da Assessoria Internacional da UFPB e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRG). Também participou de banca examinadora, de grupos de estudo e prestou consultoria a pesquisas. As atividades no PPGSS serão realizadas no Auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa. Mais informações por meio do telefone (83) 3216.7319.

Na imagem acima, da esquerda pra direita, a reitora Margareth Diniz, a professora da Universidade de Salamanca Antonia Picornell Lucas, a coordenadora do PPGSS Marinalva Conserva e a coordenadora-geral de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da UFPB Márcia Fonseca em reunião no Gabinete da Reitoria, no dia 10 de outubro, para ajustar os detalhes da rede acadêmica internacional em Serviço Social.

Confira, abaixo, a agenda da professora espanhola Antonia Picornell Lucas até a próxima semana, na UFPB:

18/10

Participação na Disciplina “Tópicos Especiais em Políticas Sociais”, no PPGSS/UFPB.

23/10

Seminário Temático “A Proteção Social e os direitos da Criança e Adolescente na Espanha” e Lançamento do Livro “Multiterritorialidades e os desafios da Proteção Social na Espanha” no PPGSS/UFPB.

Reportagem: Pedro Paz – ACS UFPB | Imagem: Oriel Farias