Bit.week exibe curtas que combatem violência nas escolas

A Bit.week, evento de tecnologia e comunicação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), exibirá seis micro curtas produzidos, com telefone celular, por secundaristas da Escola Estadual Maria Honorina Santiago, localizada em Santa Rita.

A sessão ocorrerá nesta sexta-feira (19), das 15 às 17h, no bloco do curso de Comunicação em Mídias Digitais, no campus-sede, em João Pessoa. Na imagem ao lado, o grupo reunido na quadra poliesportiva da unidade de ensino.

Os 27 alunos, integrantes do Clube de Cinema Ferris, criado em agosto do ano passado pelo professor de Língua Inglesa e Artes do Governo do Estado da Paraíba e estudante de Mídias Digitais da UFPB William Bezerra, se inspiraram na filosofia do personagem Ferris Bueller's, do clássico Curtindo a Vida Adoidado (1986), dirigido pelo cineasta estadunidense John Hughes.

Ferris Bueller's faltava aula porque considerava a escola um ambiente opressor e sem criatividade. A fim de melhorar a autoestima dos colegas, os estudantes se apropriaram da narrativa cinematográfica para combater práticas de bullying e depressão no ambiente escolar.

“Resolvi criar o clube de cinema para empreender uma intervenção audiovisual. Até então, os estudantes achavam que a única possibilidade de desenvolver essa linguagem era sendo um youtuber. Incentivar o uso educativo do telefone celular também é outro objetivo. Assim, passaram a criar histórias, argumentos e roteiro fictícios e produzem tudo o que escreveram. Nós queremos fazer da escola um lugar interessante e atrativo. Até então, tem dado certo.”, avalia o coordenador.

Story lines

Na ocasião, também serão exibidos seis story lines (“linhas da história”, em tradução livre), que são um resumo da história a ser transformada em roteiro.

De acordo com William Bezerra, em toda a produção dos alunos, “existem elementos psicoemocionais envolvidos. Geralmente, não têm coragem de se abrir com os pais. Usam, portanto, estes micro curtas para se expressarem e externar as suas dores.”

Em breve, tanto os micro curtas quanto os story lines serão exibidos para os 1,4 mil estudantes da escola Estadual Maria Honorina Santiago.

Confira, abaixo, os títulos e autores dos micro curtas e dos story lines:

Micro curtas

Aquele vazio - Direção de Guilherme Anderson (2º Ano)

O reencontro - Direção de Mara Kellen (8º Ano)

Eles não vão nos parar - Direção de Alana Eduarda e Ítalo Victor (1º Ano)

O arrependimento - Direção de Wendel Gomes (3º Ano)

As cores que gostaria de ver - Direção de Millena Santos (2º Ano)

Clipe - homenagem aos anos 80 - Direção coletiva do Clube de Cinema Ferris

Story Lines

A dor – Desenho de Wellington Viegas (1º Ano)

A origem do torneio - Desenho de Edryelson Gustavo (8º Ano)

Oh livro - Desenho de Mara Kellen (8º Ano)