Fonoaudiologia da UFPB é destaque em congresso realizado em Curitiba

O Departamento e o Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram destaques no maior evento da área realizado no país, o “XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia”. O congresso ocorreu em Curitiba-PR de 10 a 13 deste mês.

A “Campanha da Voz” realizada pelo Departamento recebeu o Prêmio "Amigos da Voz" como melhor campanha realizada na Categoria Instituições de Ensino no Brasil. A Campanha foi coordenada pela professora Anna Alice Almeida e incluiu uma série de ações voltadas para promoção da saúde vocal, prevenção de distúrbios da voz e triagens junto à população pessoense.

A pesquisa intitulada "Evidência de Conteúdo de um Protocolo de Análise Espectrográfica da Voz" realizada pelo estudante Matheus Melo e pelo professor Leonardo Lopes, recebeu o 1º Lugar no “Prêmio Excelência em Fonoaudiologia” outorgado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para as pesquisas com maior destaque no país, considerando-se as áreas de especialidade da Fonoaudiologia. Nessa pesquisa, os autores desenvolveram e validaram um instrumento para melhorar a avaliação acústica de pacientes com distúrbio de voz.

O Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV) vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia vem desenvolvendo um trabalho consolidado em termos de pesquisa e extensão, participando da formação de recursos humanos no nível da graduação e pós-graduação na UFPB. Nos últimos anos, são mais de 20 premiações em eventos científicos nacionais e internacionais, o que evidencia a importância da UFPB no cenário da Fonoaudiologia brasileira.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria