Mestrado em Serviço Social comemora 40 anos de criação

O Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 40 anos de criação com atividades nesta terça-feira (23), no Auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus-sede, em João Pessoa, a partir das 15h.

Na ocasião, serão realizados a palestra “A proteção social e os direitos da criança e adolescentes na Espanha”, proferida pela professora da Universidade de Salamanca Antonia Picornell Lucas; o debate “Desafios da proteção social no contexto brasileiro”, mediado pela docente do PPGSS Cida Ramos; e o lançamento do livro “Multiterritorialidades e os desafios da proteção social no Brasil e na Espanha”, organizado pela coordenadora do PPGSS Marinalva Conserva.

O curso de Mestrado Acadêmico em Serviço Social da UFPB foi criado pela Resolução N° 202/77 do Conselho Universitário (Consuni) e implantado no ano de 1978, sendo o primeiro da região Nordeste e o quinto do país.

Balanço

De acordo com Bernadete Almeida, professora do PPGSS e discente da primeira turma do curso, o Mestrado em Serviço Social da UFPB foi fundado "em plena conjuntura brasileira, demarcada pela face mais “dura” (repressora e reprimidora) do período ditatorial, derivado do Golpe Militar de 1964."

Para ela, é importante registrar esse contexto, porque, "mesmo em pleno período de mais repressão da Ditadura Militar, foi apresentada uma proposta de curso avançada politicamente, em defesa democrática.”, garante.

Na avaliação de Almeida, em nível institucional, o curso insere-se na realidade expansionista da UFPB, administrada pelo reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, no período de 1976 a 1980. "Ele é uma figura reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela sua importância para a política cientifica e tecnológica no Brasil."

O PPGSS mantém como objetivo geral a formação de pessoal em nível de Mestrado Acadêmico na área de Serviço Social e Política Social, a fim de atuar no magistério superior e no desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar. Atualmente, o programa possui 11 docentes e dez grupos de pesquisa. Até hoje, 372 dissertações foram defendidas.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação