Especial da TV UFPB para crianças aborda a biologia marinha

Idealizado e dirigido por Valeska Picado, diretora de artes cênicas, “Escafandro Mágico” é uma das atrações inéditas da programação dedicada às crianças na TV UFPB. De acordo com Valeska Picado, trata-se de um projeto de extensão que visa apresentar conteúdos educativos para crianças sobre biologia marinha. É um programa com fins didáticos, composto por cinco episódios em sua primeira temporada, com versão em inglês e português. Os episódios em inglês serão exibidos no Youtube.

O programa é apresentado pelo ator Marcelo Schulze, que iniciou em setembro os seus estudos de graduação no curso de Ciências do Meio Aquático na Universidade do Porto/Portugal. Segundo Valeska "O envolvimento do ator com a biologia marinha enriquece a interpretação do personagem".

O personagem interpretado por Marcelo é o Dr. Bio, um biólogo marinho que mora em um submarino mágico. A cada episódio, através de histórias e brincadeiras, os pequenos telespectadores conhecerão curiosidades sobre o mundo subaquático.

A ficha técnica é formada por: ator convidado: Marcelo Schulze; logo e concepção cenográfica: Alexandre Camara; direção de arte: Valeska Picado; cenografia: Valdir Santos e Cláudio Corrêia; cenotécnica: Geraldino Gomes, Herculano Abraão e João Batista de Oliveira; design gráfico: Vinicius Angelus; ilustrações: Breno Ranyere; direção de fotografia: Niutildes Batista Pereira; assistente de fotografia: João Yor; direção de iluminação: Fabiano Diniz; captação de áudio: João Yor; concepção de figurino: Valeska Picado; consultoria de figurino: Karin Picado; assistentes de figurino: Dalva Matias e Iva Galvão; edição: Jéssica Nascimento; assistente de edição: Thales Barbosa; social mídia: George Diniz; produção geral: Valeska Picado; assistentes de produção: Edilete Bezerra, Mônica Brandão, George Diniz e Beliza Patrícia; produção executiva: Tânia Braga; assistente de produção executiva: Thayla Douets; idealização e direção: Valeska Picado; diretor responsável: Bob Vagner; realização: TV UFPB.

Recebe apoio da: Biblioteca Central/UFPB, Agência de Notícias/UFPB, Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA/UFPB, Núcleo de Arte Contemporânea - NAC/UFPB, Núcleo de Teatro Universitário - NTU/UFPB, Departamento de Música - DEMUS/UFPB, Departamento de Mídias Digitais - DEMID/UFPB, Departamento de Geociências/UFPB/Projeto Lixa Vivo, Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação (LEAC/UFPB), Aquário Paraíba, Mar Aberto Mergulho, Estácio (Unidade Mag Shopping), Grupo Contação da Rua, Barbearia Sevilha; Salão de Beleza Perfil; agradecimentos: Cylene Santos e Jandira Santos.

O primeiro episódio de Escafandro Mágico está disponível em https://youtu.be/msolS8DPfwo e em breve será lançado o site do projeto, que disponibilizará para fins didáticos, todo o material produzido (www.escafandromagico.com).

Agência de Notícias da UFPB - com Assessoria - Fotografia - Niu Batista