UFPB sedia III Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas

ImprimirImprimir

A III Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, no período de 16 a 20 de abril, integra a pesquisa na graduação com obra de Walter Benjamin entre os temas

 

 

O objetivo da III Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas é integrar a pesquisa na graduação é forjar a iniciativa proativa de busca, de investigação, de inquietação, almejando novos conhecimentos, novos procedimentos, diferentes estruturações e respostas para antigos problemas que ainda se manifestam e para os novos que se colocam.

 

De acordo com Ana Valéria Vicente, uma das organizadoras, o evento visa cumprir o seu papel de promover o diálogo da pesquisa com o curso de graduação, agora mais interessante, pois se estende por toda a semana. “Iniciamos com uma jornada de três dias e agora temos toda uma semana com professores convidados externos e uma seleção de trabalhos apresentados pelos alunos, concluiu Ana Valéria.

 

A jornada é composta de exposições de alunos e convidados, mini-palestras e apresentações práticas de trabalhos. O encontro organizado pelo Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação Turismo e Artes (DAC/CCTA), tendo à frente os organizadores Adriana Fernandes, Ana Valéria Vicente e Osvaldo Antonio Anzolin é  aberto a toda a comunidade universitária.

 

A jornada começa às 14h nesta segunda (16), com o tema “Entre a Pesquisa e a Extensão: Relato de Experiência” com o professor Guilherme Barbosa Schoulze. Na sequência, às 14h30 será a vez do professor Erlon Cherque Pinto apresentar o tema “Notas sobre Teatro e Contemporaneidade a Partir do Pensamento de Walter Benjamin (foto) em A Obra de Arte na Era de sua Reprodutividade Técnica”.

 

As 15h15 a programação prossegue com o tema “O Ator e os Pontos de Vista da Narrativa: Experimento Cênico com a Causa Secreta de Machado de Assis”, com a aluna Thereza Helena Madruga Carneiro Feitosa. Às 15h40 “O Narrador em Machado de Assis: Uma perspectiva do Distanciamento Brechtiano” com a aluna Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana. Já às 16h05, o estudante  Flávio Eduardo Lira Filho apresenta “Virtuosismo e Disfunção: O Grotesco na História do Moderno Circo Ocidental”.

 

A programação do primeiro dia da jornada será encerrada com os estudantes Marcos José Brandão apresentando às 16h40 o tema “Karen Pearlman e o Ritmo da Videodança” e às 17h05 “Técnica de Bufão: Estudo e Prática” com Nykaelle Aparecida Pereira de Barros.

 

Outras informações e esclarecimentos pelos telefones (83) 8704 4160 e (83) 8104 9975.

Confira a seguir a programação dos outros dias do evento.

 

3° Jornada de pesquisa em Artes Cênicas
DECEN/ CCTA / UFPB

 

Segunda-feira, 16 de abril de 2012 – Auditória da Reitoria da UFPB

 

14h – ENTRE A PESQUISA E A EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Prof. Dr Guilherme Barbosa Schulze

 

15h – NOTAS SOBRE TEATRO E CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DO PENSAMENTO DE WALTER  BENJAMIN EM ‘A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA’

 

Prof. Dr. Erlon Cherque Pinto

 

15h15min – O ATOR E OS PONTOS DE VISTA DA NARRATIVA. EXPERIMENTO CÊNICO COM A CAUSA SECRETA DE MACHADO DE ASSIS

 

Thereza Helena Madruga Carneiro Feitosa

 

15h40min – O NARRADOR EM  MACHADO DE ASSIS:  UMA PERSPECTIVA DO DISTANCIAMENTO BRECHTIANO

 

Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana

 

16h05min - VIRTUOSISMO E DISFUNÇÃO: O GROTESCO NA HISTÓRIA DO MODERNO CIRCO OCIDENTAL

 

Flávio Eduardo Lira Filho

 

16h30min – Intervalo

 

16h40min – KAREN PEARLMAN E O RITMO NA VIDEODANÇA

 

Marcos José Brandão

 

17h05min – TÉCNICA DE BUFÃO: ESTUDO E PRÁTICA

 

Nykaelle Aparecida Pereira de Barros

 

Terça-feira, 17 de abril de 2012 – Auditório da Reitoria da UFPB

14h – PROCESSOS DE CRIAÇÃO PARA A CENA

 

Prof. Dra Nara Salles

 

14h30min A CENA CONTAMINADA – UM TEATRO DAS DISFUNCÕES

 

Prof. Dr. José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira

 

15h – Intervalo

 

15h15min – O ATOR CÔMICO E OS RECURSOS UTILIZADOS COM EFEITOS DE DISTANCIAMENTO NO TEATRO DE BRECHT


 

 Marcelo Marques Teixeira

 

15h40min - KATRINA MCPHERSON E A VIDEODANÇA NORDESTINA
 

Ali Cagliani de Oliveira e Silva

 

16h05min – A DISFUNÇÃO EM BECKETT: DO CORPO À CENA


Domingos Sávio Farias de A. Júnior

 

16h30min – INTERVALO

 

16h40min – O VOO SOBRE O OCEANO: ESTRANHAMENTOS ATRAVÉS DO RÁDIO

 

Adailson Costa dos Santos

 

17h05min – DRAMATURGIA MACEIOENSE DO SÉCULO XX
 

Daniela Beny Polito Moraes

 

17h40min – Apresentação do NEP Cênico – Videodança

 

Quarta-feira, 18 de abril de 2012 – Auditoria do CCSA da UFPB

 

14h – A TEATRALIDADE NA DRAMATURGIA DE CARLOS ALBERTO SOFFREDINI
 

Prof. Dr. Eliane Lisboa

 

14h30min – CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PESQUISAS SOBRE TEATRO POPULAR

 

Prof. Dra. Beliza Áurea de Arruda Mello

 

15h – INTERVALO

 

15h15min – O PALCO DA ILUSÃO – MECANISMOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS DO TEATRO BARROCO ESPANHOL

 

Nilton Santos

 

15h40min – PEDAGOGIA DA DIREÇÃO OU ASPECTOS DE UMA DIREÇÃO FORMATIVA

 

Antônio Luiz de Oliveira Neto

 

16h05min -  MÚSICA-PERSONAGEM: PRINCÍPIO METODOLÓGICO-CRIATIVO NO JOGO TEATRAL

 

Nuriey Castro

 

16h30min – INTERVALO
 

16h40min O ALIENISTA: UM ESTUDO DA MÁSCARA TEATRAL COM BASE NA TEORIA DE BRECHT

 

Chavannes Péclat

 

17h05min – A DRAMATURGIA DO RITMO

 

Georgina Furtado

 

17h40min - Demonstração de trabalho: Grupo Arupemba – Campina Grande

 

Quinta-feira, 19 de abril de 2012 – Auditoria da Reitoria da UFPB

 

14h – TEATRO NA EDUCAÇÃO – CAMINHOS E DESAFIOS

 

Prof. Ms. Lúcia Gomes Serpa

 

14h30min – A REPETIÇÃO DA DIFERENÇA EM PINA BAUSCH

 

Mauricio Barbosa de Lima

 

14h55min – EXPERIMENTO CÊNICO “A MORTE DE RITA”, REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO FEMININA A PARTIR DO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS.

 

Lara Torrezan G. R. Nitão

 

15h20min – INTERVALO

 

15h30min – O ENSINO DE MAQUIAGEM CÊNICA NAS LICENCIATURAS EM TEATRO E DANÇA

 

Prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo

 

16h – PESQUISA NA INTERNET: IMPLICAÇÕES CRIATIVIDADE E RIGOR CIENTÍFICO

 

Prof. Dr. Marcos Nicolau

 

Sexta-feira, 20 de abril d3 2012 – Auditória da Reitoria da UFPB

 

14h – REPENSANDO AS TÉCNICAS PARA O ATOR DE DUBLAGEM

 

Anaíse Nóbrega de Araújo

 

14h25min – FORTALECIMENTO MUSCULAR PARA PRÁTICA DO FREVO

 

Giordani Gorki Queiroz de Souza e Ana Valéria Vicente

 

14h50min – ROSA GAGLIANI: VESTIGIOS DO MEMÓRIA DO MOVIMENTO


Rafaella Lira Amorim

 

15h15min – INTERVALO

15h30min – DRAMATURGIA E CONCEPÇÕES DE CORPO NA DANÇA CONTEMPORANEA DO RECIFE


Prof. Dr. Roberta Ramos Marques

 

16h – O TRABALHO DO ATOR EM BRECHT: PRÍNCIPIOS DIALÉTICOS PARA UMA CENA REALISTA
 

 

Prof. Dr. Paula Alves Barbosa Coelho

 

16h30min – ARTE TECNOLOGIA EM LINGUAGEM SHAKESPEREANA

 

Prof. Dra. Sandra Luna
 

 

 

 

 

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: