A III Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, no período de 16 a 20 de abril, integra a pesquisa na graduação com obra de Walter Benjamin entre os temas
O objetivo da III Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas é integrar a pesquisa na graduação é forjar a iniciativa proativa de busca, de investigação, de inquietação, almejando novos conhecimentos, novos procedimentos, diferentes estruturações e respostas para antigos problemas que ainda se manifestam e para os novos que se colocam.
De acordo com Ana Valéria Vicente, uma das organizadoras, o evento visa cumprir o seu papel de promover o diálogo da pesquisa com o curso de graduação, agora mais interessante, pois se estende por toda a semana. “Iniciamos com uma jornada de três dias e agora temos toda uma semana com professores convidados externos e uma seleção de trabalhos apresentados pelos alunos, concluiu Ana Valéria.
A jornada é composta de exposições de alunos e convidados, mini-palestras e apresentações práticas de trabalhos. O encontro organizado pelo Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação Turismo e Artes (DAC/CCTA), tendo à frente os organizadores Adriana Fernandes, Ana Valéria Vicente e Osvaldo Antonio Anzolin é aberto a toda a comunidade universitária.
A jornada começa às 14h nesta segunda (16), com o tema “Entre a Pesquisa e a Extensão: Relato de Experiência” com o professor Guilherme Barbosa Schoulze. Na sequência, às 14h30 será a vez do professor Erlon Cherque Pinto apresentar o tema “Notas sobre Teatro e Contemporaneidade a Partir do Pensamento de Walter Benjamin (foto) em A Obra de Arte na Era de sua Reprodutividade Técnica”.
As 15h15 a programação prossegue com o tema “O Ator e os Pontos de Vista da Narrativa: Experimento Cênico com a Causa Secreta de Machado de Assis”, com a aluna Thereza Helena Madruga Carneiro Feitosa. Às 15h40 “O Narrador em Machado de Assis: Uma perspectiva do Distanciamento Brechtiano” com a aluna Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana. Já às 16h05, o estudante Flávio Eduardo Lira Filho apresenta “Virtuosismo e Disfunção: O Grotesco na História do Moderno Circo Ocidental”.
A programação do primeiro dia da jornada será encerrada com os estudantes Marcos José Brandão apresentando às 16h40 o tema “Karen Pearlman e o Ritmo da Videodança” e às 17h05 “Técnica de Bufão: Estudo e Prática” com Nykaelle Aparecida Pereira de Barros.
Outras informações e esclarecimentos pelos telefones (83) 8704 4160 e (83) 8104 9975.
Confira a seguir a programação dos outros dias do evento.
3° Jornada de pesquisa em Artes Cênicas
DECEN/ CCTA / UFPB
Segunda-feira, 16 de abril de 2012 – Auditória da Reitoria da UFPB
14h – ENTRE A PESQUISA E A EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Prof. Dr Guilherme Barbosa Schulze
15h – NOTAS SOBRE TEATRO E CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN EM ‘A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA’
Prof. Dr. Erlon Cherque Pinto
15h15min – O ATOR E OS PONTOS DE VISTA DA NARRATIVA. EXPERIMENTO CÊNICO COM A CAUSA SECRETA DE MACHADO DE ASSIS
Thereza Helena Madruga Carneiro Feitosa
15h40min – O NARRADOR EM MACHADO DE ASSIS: UMA PERSPECTIVA DO DISTANCIAMENTO BRECHTIANO
Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana
16h05min - VIRTUOSISMO E DISFUNÇÃO: O GROTESCO NA HISTÓRIA DO MODERNO CIRCO OCIDENTAL
Flávio Eduardo Lira Filho
16h30min – Intervalo
16h40min – KAREN PEARLMAN E O RITMO NA VIDEODANÇA
Marcos José Brandão
17h05min – TÉCNICA DE BUFÃO: ESTUDO E PRÁTICA
Nykaelle Aparecida Pereira de Barros
Terça-feira, 17 de abril de 2012 – Auditório da Reitoria da UFPB
14h – PROCESSOS DE CRIAÇÃO PARA A CENA
Prof. Dra Nara Salles
14h30min A CENA CONTAMINADA – UM TEATRO DAS DISFUNCÕES
Prof. Dr. José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira
15h – Intervalo
15h15min – O ATOR CÔMICO E OS RECURSOS UTILIZADOS COM EFEITOS DE DISTANCIAMENTO NO TEATRO DE BRECHT
Marcelo Marques Teixeira
15h40min - KATRINA MCPHERSON E A VIDEODANÇA NORDESTINA
Ali Cagliani de Oliveira e Silva
16h05min – A DISFUNÇÃO EM BECKETT: DO CORPO À CENA
Domingos Sávio Farias de A. Júnior
16h30min – INTERVALO
16h40min – O VOO SOBRE O OCEANO: ESTRANHAMENTOS ATRAVÉS DO RÁDIO
Adailson Costa dos Santos
17h05min – DRAMATURGIA MACEIOENSE DO SÉCULO XX
Daniela Beny Polito Moraes
17h40min – Apresentação do NEP Cênico – Videodança
Quarta-feira, 18 de abril de 2012 – Auditoria do CCSA da UFPB
14h – A TEATRALIDADE NA DRAMATURGIA DE CARLOS ALBERTO SOFFREDINI
Prof. Dr. Eliane Lisboa
14h30min – CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PESQUISAS SOBRE TEATRO POPULAR
Prof. Dra. Beliza Áurea de Arruda Mello
15h – INTERVALO
15h15min – O PALCO DA ILUSÃO – MECANISMOS TÉCNICO-TECNOLÓGICOS DO TEATRO BARROCO ESPANHOL
Nilton Santos
15h40min – PEDAGOGIA DA DIREÇÃO OU ASPECTOS DE UMA DIREÇÃO FORMATIVA
Antônio Luiz de Oliveira Neto
16h05min - MÚSICA-PERSONAGEM: PRINCÍPIO METODOLÓGICO-CRIATIVO NO JOGO TEATRAL
Nuriey Castro
16h30min – INTERVALO
16h40min O ALIENISTA: UM ESTUDO DA MÁSCARA TEATRAL COM BASE NA TEORIA DE BRECHT
Chavannes Péclat
17h05min – A DRAMATURGIA DO RITMO
Georgina Furtado
17h40min - Demonstração de trabalho: Grupo Arupemba – Campina Grande
Quinta-feira, 19 de abril de 2012 – Auditoria da Reitoria da UFPB
14h – TEATRO NA EDUCAÇÃO – CAMINHOS E DESAFIOS
Prof. Ms. Lúcia Gomes Serpa
14h30min – A REPETIÇÃO DA DIFERENÇA EM PINA BAUSCH
Mauricio Barbosa de Lima
14h55min – EXPERIMENTO CÊNICO “A MORTE DE RITA”, REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO FEMININA A PARTIR DO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS.
Lara Torrezan G. R. Nitão
15h20min – INTERVALO
15h30min – O ENSINO DE MAQUIAGEM CÊNICA NAS LICENCIATURAS EM TEATRO E DANÇA
Prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo
16h – PESQUISA NA INTERNET: IMPLICAÇÕES CRIATIVIDADE E RIGOR CIENTÍFICO
Prof. Dr. Marcos Nicolau
Sexta-feira, 20 de abril d3 2012 – Auditória da Reitoria da UFPB
14h – REPENSANDO AS TÉCNICAS PARA O ATOR DE DUBLAGEM
Anaíse Nóbrega de Araújo
14h25min – FORTALECIMENTO MUSCULAR PARA PRÁTICA DO FREVO
Giordani Gorki Queiroz de Souza e Ana Valéria Vicente
14h50min – ROSA GAGLIANI: VESTIGIOS DO MEMÓRIA DO MOVIMENTO
Rafaella Lira Amorim
15h15min – INTERVALO
15h30min – DRAMATURGIA E CONCEPÇÕES DE CORPO NA DANÇA CONTEMPORANEA DO RECIFE
Prof. Dr. Roberta Ramos Marques
16h – O TRABALHO DO ATOR EM BRECHT: PRÍNCIPIOS DIALÉTICOS PARA UMA CENA REALISTA
Prof. Dr. Paula Alves Barbosa Coelho
16h30min – ARTE TECNOLOGIA EM LINGUAGEM SHAKESPEREANA
Prof. Dra. Sandra Luna