Festival reúne em João Pessoa corais do Brasil e Uruguai

ImprimirImprimir

A partir de segunda-feira (12) até 17 deste mês, a cidade de João Pessoa se transforma na Capital internacional da voz. Serão 53 corais representando o Uruguai e os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe que vão participar de um dos mais importantes festivais do Brasil, o “XVI Festival Paraibano de Coros – Fepac”. O festival ocorre na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Funesc a partir das 18h. Desde a primeira edição, o Fepac tem a coordenação do professor do Departamento de Educação Musical da UFPB e maestro, Eduardo Nóbrega.

 

O Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); do Governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc) e da Empresa Coteminas, com apoio cultural da Clínica Nova Diagnóstica; do escritório de advocacia ‘Mendonça & Crisanto’; do escritório ‘Eduardo Nóbrega & Mariana Silveira Arquitetura e Interiores’; da Associação dos Docentes da UFPB – ADUFPB e da Instituição Financeira Cooperativa – Sicredi/Creduni.

 

“Este ano, o festival vai participar da ‘Campanha Natal Sem Fome’ e quem puder ajudar levando um quilo de alimento estará dando sua contribuição às pessoas necessitadas, e ao mesmo tempo participando de um dos maiores eventos do Canto Coral no Brasil”, disse o maestro Eduardo Nóbrega. Ele informou que o festival ocorrerá durante seis dias e todos os dias, antes do primeiro coral, a partir das 18h, haverá apresentação de grupos musicais, a exemplo de Grande Coro Evangélico e Orquestra que abrirá a noite da segunda-feira (12); na terça-feira (13), a abertura fica com ‘Tributo a Elizeth Cardoso’ com as cantoras Eliza Leão, e Meire Lima; na quarta-feira (14), haverá um Recital com a soprano Giovanna Maropo e convidados; na quinta-feira (15), é a vez do Grupo Vocal Vivace de Sergipe apresentar o espetáculo ‘Sergipe, Amor e Forró’; na sexta-feira (16) Kenia Muraoka e Rodrigo Bragança de São Paulo apresentam o espetáculo ‘Murá’ e no sábado a abertura fica a cargo do Grupo Fulô Mimosa de João Pessoa (PB).

 

O festival também vai oferecer aos participantes duas oficinas ministradas pelos professores doutores, Patrícia Costa (RJ) e Tony Guzmán (EUA). As oficinas ocorrem no Departamento de Música da UFPB no período de 14 a 16 deste mês, a partir das 13h. Já na sexta-feira (16) pela manhã haverá uma mesa-redonda coordenada pelo maestro e professor da UNIRIO (RJ), Eduardo Lakschevitz intitulada ‘Por que o Canto Coral ?’.  O Fepac vai disponibilizar ainda apresentações paralelas na Empresa Coteminas, ADUFPB, Creduni e na Clínica Nova Diagnóstica.

 

O Fepac é uma família que vem crescendo há 16 anos com objetivo de divulgar o canto coral por todos os cantos. Este ano, o festival vai homenagear todos os coristas que de uma forma ou de outra contribuiu para a expansão do Fepac, através da coordenação do maestro Eduardo Nóbrega.

 

Confira a programação aqui.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: