UFPB realiza cursos de verão na área de Matemática

A vigésima terceira edição da Escola de Verão do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acontece no Campus I no período de 7 de janeiro a 30 de março. O evento em 2019 será organizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPB (PPGMat) e do Programa Associado de Pós-Graduação em Matemática (PAPGM) da UFPB/UFCG.

Segundo os organizadores, este evento regular ocorre a cada ano, nos meses de janeiro e fevereiro, ininterruptamente, desde 1995. Nesta escola são realizadas várias atividades de ensino em regime intensivo, bem como um programa de professores visitantes com palestras, seminários avançados e minicursos em subáreas da matemática.

De acordo com a programação, as inscrições devem ser feitas até o dia 7 de dezembro para os cursos intensivos. No entanto, a participação em palestras e minicursos é gratuita e não necessita inscrição. O resultado da seleção com a lista dos alunos aceitos para os cursos intensivos será divulgado no dia 15 de dezembro no endereço  http://www.mat.ufpb.br/verao/index.html

Serão oferecidos os cursos: “Análise Real” com nivelamento de mestrado que será ministrado por Bruno Ribeiro, professor do Departamento de Matemática (DM) da UFPB; “Introdução à Geometria Algébrica”, curso regular do Mestrado do PPGMAT sob a responsabilidade do professor Wallace Mangueira, do Departamento de Matemática da UFPB; “Análise Funcional” com nível de Doutorado do PAPGM que ficará a cargo do professor Manassés Souza, do Departamento de Matemática (DM) da UFPB.

A Escola de Verão é organizada pelos programas de Pós-Graduação em Matemática da UFPB e o Associado de Pós-Graduação em Matemática da UFPB e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atividades da Escola de Verão ocorrerão nas dependências do Departamento de Matemática no Campus I da UFPB. O resultado da seleção com a lista dos alunos classificados para os cursos intensivos será divulgado até o dia 15 de dezembro.

Informações sobre as atividades do verão relativas ao Programa de Doutorado pelo endereço doutorado@mat.ufpb.br; sobre as atividades da Escola de Verão relacionadas ao Mestrado pelo e-mail: verao@mat.ufpb.br; pelo telefone (83) 3216-7563; ou na secretaria dos programas, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 13h.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo