A estudante do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Silvia Costa venceu o Prêmio Anual de Orientação a Estudantes de Pós-graduação, o Timothy Dow Adams 2018 Award, concedido pela The Autobiography Society/a/b: Auto/Biography Studies.
Esta é a primeira vez que um estudante brasileiro tem este reconhecimento diante da sociedade científica mundial. A próxima láurea será outorgada no final do primeiro semestre de 2019, se houver algum trabalho no qual a revista/editora reconheça notoriedade pelo estudo. A imagem acima é do seu arquivo pessoal e foi cedida para ilustrar esta notícia. A pesquisadora é orientada pela professora Ana Marinho Lúcio.
A distinção só foi possível porque Silvia Costa apresentou seu projeto de pesquisa no congresso internacional bienal XI IABA BRASIL 2018 – Vidas Secretas: esconder, revelar e pertencer, que ocorreu de 11 a 15 de julho deste ano, na Universidade Federal de São João del Rei, em Minas Gerais.
Ela havia sido convidada no dia 02 de maio, por e-mail, pela docente Ricia Chansky, da Universidade de Alberta, no Canadá, membro do evento, para apresentar uma fala breve em uma mesa-redonda, enquanto estudante de pós-graduação, sobre os "Desafios e Potencialidades de Pesquisar Testemunho em Colaboração".
Silvia Costa foi informada sobre o prêmio em maio deste ano e recebeu certificado e cheque de $ 500 em 13 de julho. “Segundo Ricia, meu trabalho foi escolhido porque representou potencial para contribuir às pesquisas na área da revista; para os editores, pareceu, particularmente, bem posicionado para a extensão do estudo.”, conta a estudante.
A dedicação ao projeto a fez esquecer de divulgar a condecoração. “Não me atentei à divulgação na época. Foram muitas atividades realizadas durante este período. Tive que dar conta de prazos e de documentos. Então o fato foi passando. Só recente uma amiga sugeriu que eu informasse à comunidade universitária da UFPB.”
Aluna desde 2017 do PPGL, começou em outubro estágio doutoral na Universidade de Málaga, na Espanha, após ser selecionada para uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes. Retornará ao Brasil em setembro de 2019.
“Estou pesquisando fontes, fazendo leituras e anotações e recebendo orientações da Ana Marinho Lúcio, da UFPB, e de Manuel Alberca e de Belén Molina, ambos da Universidade de Málaga, para a escrita da tese.” A previsão é a de que concluirá o curso de doutorado no início de 2021.