UFPB sedia o IV Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira

Começa nesta quinta-feira (22), o “IV Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira (ETEVV)”, que reúne em João Pessoa, até sábado (24), 130 tubistas e eufonistas vindo de varias localidades do Brasil. O Encontro acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no Campus I da UFPB, e conta com programação aberta para músicos e também para o público em geral.

O evento, dedicado ao estudo e valorização dos instrumentos tuba e eufônio, contará com palestras, oficinas de música brasileira e de música de câmara, mesa-redonda, masterclasses, recitais, apresentações de grupos musicais e concertos gratuitos. Participarão desse evento, professores oriundos dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Paraná.

O “Encontro de Tuba e Eufônio Valmir Vieira” surgiu em 2015 com o intuito de dar visibilidade ao Tuba/Eufônio e de motivar os estudantes desses instrumentos no estado da Paraíba e em todo território brasileiro. Tendo em vista um grande número de Bandas Marciais e fanfarras existentes, tanto na capital João Pessoa quanto em todo território brasileiro, foi identificada uma demanda de tubistas e eufonistas que estão longe das instituições de formação musical especializadas, o que provocou a criação do Encontro que ganhou o nome de Valmir Vieira, professor de tuba aposentado do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (DeMus/UFPB). E é justamente o Departamento de Música que será homenageado neste IV ETEVV, pelo o seu aniversário de 40 anos e pelas suas contribuições na formação musical e pelo trabalho artístico e pedagógico desenvolvido durante todos esses anos.

As atividades acontecerão no auditório Gerardo Parente (DeMus) e na Sala de Concertos Radegundis Feitosa LAMUSI/UFPB, com início na quinta- feira (22), com a abertura oficial, que será às 16h30, comemorando o dia do músico e os 40 anos do Departamento de Música da UFPB.  Um cortejo da Banda Marcial Débora Duarte (PB) fará um trajeto dentro do Campus I da UFPB, saindo do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) até a Sala Concertos Radegundis Feitosa.  A programação segue com o Grupo Pé de Choro (UFPB) e o Grupo EuTuPB. Também com convidados, como, Grupo de Flautas da UFPB, Orquestra de Violões da Paraíba e a Orquestra de Metais e Percussão da Paraíba-PB, que encerrará a noite de abertura.

O Encontro é uma realização da UFPB, através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); do Governo do Estado, através da Gerência de Bandas do Estado, com apoio cultural da loja Grilo Musical, do LAMUSI, da Associação de Eufônio e Tuba do Brasil ETB – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Departamento de Música da UFPB - DeMus.

O evento foi idealizado e é coordenado por Iris Vieira, professora do Departamento de Música da UFPB, tubista do grupo Instrumental Brasil/PE e coordenadora da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

Confira a programação aqui.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria