UFPB integra grupo de apoio à investigação de feminicídios no Estado

A UFPB integrará Grupo de Trabalho Interinstitucional, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), para debater, fiscalizar e orientar a aplicação das diretrizes nacionais por profissionais responsáveis pela investigação, processo e julgamento de mortes violentas de mulheres por razões de gênero, denominadas de feminicídio.

Decreto que cria a equipe foi assinado no final da manhã desta sexta-feira (23), pela reitora Margareth Diniz, pelo governador Ricardo Coutinho e pela representante da ONU Mulheres no Brasil Nadine Gasman na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural, na abertura do I Congresso Brasileiro ElesPorElas.

"O I Congresso Brasileiro ElesPorElas inaugurado aqui, em João Pessoa, contribui para o movimento criado pela ONU Mulheres, o HeForShe. É um esforço para envolver homens e meninos na luta contra a misoginia. Sabemos e assumimos as pautas educativas, corretivas e cidadãs tão necessárias para alcançarmos o convívio humanamente desejável", discursou a reitora.

A assinatura marca o calendário da campanha dos 16 dias de ativismo, que acontece em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Debates até este sábado

Com o tema “Empoderamento de mulheres e masculinidades não violentas: o papel de universidades, poder público e movimentos sociais”, o I Congresso Brasileiro ElesporElas promove palestras, rodas de conversa e relatos de experiências até este sábado (24), no Espaço Cultural, em João Pessoa. Mais de mil pessoas têm participado.

Em paralelo, ocorre o I Simpósio do Ensino Técnico à Distância (ETEC) para discentes do Ensino Médio, envolvendo as temáticas de igualdade de gênero, políticas públicas, justiça e educação.

O congresso é uma das ações da UFPB para o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para impulsionar a educação em direitos humanos no Ensino Superior. A universidade aderiu ao Pacto no ano passado.

Ligado ao movimento criado pela ONU Mulheres, o ElesporElas surgiu em 2014, como um esforço de envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e para juntos ajudarem a construírem uma nova sociedade.

A programação completa do congresso pode ser conferida na página #ElesPorElas UFPB. Mais informações através do telefone (83) 99998.1010.

Pedro Paz/Ascom UFPB | Imagem: Oriel Farias