Autoatendimento começa a funcionar na Biblioteca Central

Sistema de autoatendimento começou a funcionar na Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta segunda-feira (26), no campus-sede, em João Pessoa.

A inauguração da máquina, às 17h, faz parte da programação de recepção aos alunos do período 2018.2 e marca o encerramento das comemorações dos 50 anos do órgão, com descerramento de placa comemorativa e lançamento de linha do tempo online.

O sistema de autoatendimento, da linha selfCheck 500 da empresa Bibliotheca, é equipado com o software quickConnect, a fim de facilitar o processamento de empréstimo e de devolução de até seis livros, através de códigos de barra e de Identificação por Radiofrequência (RFID).

A máquina (foto), na versão desktop, interliga todas as coleções físicas e digitais, exibe eventos e programas e permite pagamento de multas e de taxas com cartões de crédito e débito.

“Funciona como um caixa eletrônico de banco. O acesso para empréstimo se dá por meio da senha do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A devolução é ainda mais rápida porque não é necessário fazer login”, conta Maria de Fátima Alves, diretora da BC.

O equipamento foi um prêmio de concurso fotográfico com temática relacionada à evolução tecnológica nas bibliotecas, durante o 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, em outubro do ano passado, em Fortaleza. A fotografia da BC venceu as de bibliotecas universitárias de todo o país.

Para a gestora, o autoatendimento poderá se tornar política da universidade em breve, com a implantação de mais máquinas em outros espaços da BC e nas Bibliotecas Setoriais de todos os campi da UFPB. “Vamos avaliar se funcionará bem. Na época, a máquina custava R$ 70 mil”.

Novas estantes

Nesta segunda (26), também foram inauguradas as novas 682 estantes da BC. O investimento foi de um pouco mais de R$ 1,3 milhão. O mobiliário mais moderno tem o objetivo de facilitar o atendimento aos usuários e proporcionar um ambiente mais confortável e agradável esteticamente.

Foram  modernizadas as mobílias das seções de Circulação (Acervo Geral 1º e Setor de empréstimo); Referência; Seção de Inclusão para Usuários com Necessidades Especiais (SIUNE); e Coleções Especiais (Teses e Dissertações, Coleções Paraibanas, Editora UFPB, Coleção de Arte e Obras raras).

Pedro Paz/Ascom UFPB | Imagem: Divulgação