O Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está inscrevendo para as oficinas "Quadro Modelo de Negócio do Sebrae”, baseada em Business Model CANVAS. As oficinas serão ministradas, nesta quarta-feira (28), e quinta-feira (29), pelo consultor do Sebrae Rinaldo Jefferson Gomes, do Sebrae/PB.
As oficinas são gratuitas e serão realizadas na sala 304 do prédio do Centro de Informática da UFPB, na unidade de Mangabeira, das 8h às 12h. A iniciativa é uma das atividades da Semana Global de Empreendedorismo do Sebrae, que está sendo realizada em todo o país. No CI, essa ação extensionista é fruto de parceria entre a Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, a Direção do CI e sua Assessoria de Extensão. O número de vagas é limitado a 30 participantes, em cada atividade.
ENTENDA A OFICINA CANVAS
A oficina Canvas tem por objetivo orientar potenciais empresários a refletirem de uma maneira sistematizada sobre sua ideia de negócio, de modo a definirem para si mesmos uma estratégia mais consistente e coerente com o contexto mercadológico, e ajudando-o a construir uma mentalidade voltada para a gestão do seu negócio. Também pode ser útil para empresários que desejam passar a atuar em novos segmentos de mercado.
Está estruturada em duas etapas. Primeiro com a explanação de princípios sobre empreendedorismo e sobre o quadro de modelo de negócios. Numa segunda etapa, a oficina trabalha com a modelagem do negócio, quando os participantes irão preencher o quadro do modelo de negócios sob orientação do facilitador, que irá realizar perguntas a cada bloco para levar o participante a concluir sobre suas respostas dentro do que ele acredita ser estratégico para o sucesso do seu negócio.
SEMANA GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO
A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas.
Este ano, o Sebrae será âncora desse movimento no Brasil, que, até 2017, era capitaneado pela Endeavor. Em anos anteriores, o Sebrae foi parceiro desse evento. Hoje, 170 países estão incluídos nessa ação.
Durante o mês de novembro acontecem diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.
Nos últimos três anos, o evento mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de dez mil atividades, o que faz da semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.