Dias de Campo abordam Caprinocultura no Cariri Oriental

O Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) promoverão dois “Dias de Campo sobre Caprinocultura no Cariri Oriental: manejo e práticas da criação no Semiárido”. Serão trabalhados temas como sanidade e tratamentos alternativos, manejo da produção, alimentação, qualidade do leite e derivados, e, reprodução de caprinos e ovinos.

O primeiro “Dia de Campo” acontecerá no município de Gurjão/PB, nesta quarta-feira (5), a partir das 7h30. O segundo “Dia de Campo” acontecerá no Assentamento Serra do Monte em Cabaceiras/PB, no dia 11 deste mês.

Os dois eventos reunirão 260 pessoas, entre agricultores beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e suas organizações produtivas dos municípios atendidos pelo projeto no Cariri Oriental, e os parceiros como: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA) e prefeituras municipais.

Assessoria Técnica

A atividade estará sendo executada pelo IDS, o qual possui celebrado com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), através do Procase, um contrato de assessoria técnica para prestar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a 20 projetos produtivos abrangendo 523 famílias, contempladas com projetos de caprino e ovinocultura, artesanato, apicultura, quintais produtivos, comercialização dos produtos e suporte forrageiro aos rebanhos no Semiárido.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Mais informações pelos telefones: (84) 99947-3938 - Valdivan Almeida - Coordenador – IDS; (83) 98892-8921 - Jucileide Barboza (Médica Veterinária) – Responsável Técnica; (83) 98607-2030 - Viviane Ramalho (Jornalista) – Assessoria de Comunicação.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria