UFPB participa da elaboração de documento para promoção da saúde

Foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro no Rio de Janeiro a “Consulta Regional sobre a Estratégia de Plano de Ação para a Promoção da Saúde no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS”. Essa consulta vai contribuir para a elaboração do “Documento de Referência para a Renovação da Promoção da Saúde no Contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/Agenda 2030”. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por integrar Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) e a Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), tem participado da elaboração do documento.

As contribuições da UFPB na elaboração deste Documento vêm se dando com a participação do professor José da Paz Oliveira Alvarenga que é Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (NESC/CCM) e representante da UFPB junto à ReBraUPS e RIUPS; e desde agosto vem participando de oficinas e reuniões de trabalhos realizadas pela Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS – Brasil).

A Estratégia e o Plano de Ação estão sendo construídos no âmbito da Agenda de Saúde Sustentável para as Américas (SHAA), do Plano de Ação para Saúde em Todas as Políticas e da Estratégia para o Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde; e no âmbito do trabalho dos ODS, a fim de integrar ações que abordem os determinantes sociais da saúde, o trabalho intersetorial e a participação da comunidade para incidir sobre a equidade e a promoção da saúde na Região das Américas.

Participaram do evento, representantes de instituições governamentais e não governamentais de mais de 30 países. E importantes estudiosos da promoção da saúde e dos determinantes sociais da saúde no Brasil, estiveram contribuindo com a elaboração do documento. O objetivo geral foi revisar o documento preliminar da Estratégia e Plano de Ação para a Promoção da Saúde no Contexto dos ODS – Agenda 2030. E como objetivos específicos apresentar o documento preliminar com a proposta da Estratégia e Plano de Ação aos Estados membros; revisar as linhas de ações estratégicas para a promoção da saúde; e analisar a proposta de objetivos e indicadores.

A UFPB, assim como as demais universidades integrantes da ReBRAUPS  vem contribuindo a elaboração  do “Documento de Referência para a Renovação da Promoção da Saúde no Contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/ Agenda 2030.

A contribuição da UFPB e demais integrantes da ReBRAUPS  na elaboração do documento  da ODS/Agenda 2030 está acontecendo há algum tempo. Em agosto ocorreu em Brasília um Seminário promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS/OMS – Brasil que teve como principal objetivo “catalisar ações para promover a renovação da promoção da saúde no contexto das novas narrativas que emergem da AGENDA 2030”.

A OPAS/OMS está elaborando a Estratégia e Plano de Ação sobre Promoção da Saúde no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2019-2030), a ser apresentada em 2019 para o Conselho Diretivo da OPAS/OMS. Para apoiar este movimento, a Unidade de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da OPAS/OMS, propôs a realização de uma coleta de informações sobre diferentes experiências dos países da Região das Américas.

As contribuições da UFPB, assim como das demais universidades e instituições representadas no evento, se deram em respostas à Consulta Nacional para o mapeamento das ações que vêm sendo desenvolvidas na perspectiva da promoção da saúde, respondendo às perguntas do formulário de investigação, levando em consideração as experiências e respectivos contextos de atuação, de modo que contribua para a renovação da promoção da saúde no contexto das novas narrativas que emergem da AGENDA 2030.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria