Zootecnistas celebram 50 anos de regulamentação da profissão

O Curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) está associado às comemorações dos 50 anos de regulamentação da profissão de Zootecnista. Essa profissão foi regulamentada por meio da Lei 5.250 publicada em 4 de dezembro de 1968.

Desde a década de 20, vários profissionais já atuavam na produção e criação animal e essa lei veio garantir a segurança profissional deles.

Zootecnia nesses 50 anos

A Zootecnia avança a cada dia garantindo alta produtividade e performance nos campos brasileiros, por meio de tecnologias aplicadas às áreas de Genética e Melhoramento Animal, Nutrigenômica, Segurança Alimentar, Gestão de Recursos Naturais e Inovação Tecnológica e de Manejo.

O Zootecnista vem, nesses 50 anos, inovando no mercado de trabalho atuando nas diversas áreas de produção animal, produção de alimentos, biotecnologia e desenvolvimento de equipamentos e softwares voltados à máxima eficiência produtiva em toda a cadeia produtora de alimentos.

A máxima eficiência acompanhada do atendimento das normas de bem-estar animal, bem como as leis de sustentabilidade e responsabilidade, traz à profissão de Zootecnista a responsabilidade de atender os mais exigentes mercados nacionais e internacionais.

Zootecnia na UFPB

Em 1976, a Universidade Federal da Paraíba, através da Resolução Nº 09/76 de 13/05/76 do CONSEPE, aprova o plano de criação do CURSO DE ZOOTECNIA pelo CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Em 02/09/76, a Resolução Nº 79/76 do CONSUNI cria definitivamente o curso de Zootecnia, baseado na necessidade do mercado de um profissional devidamente preparado para tratar do desenvolvimento da pecuária regional, vocação natural da maior parte das terras do Nordeste Brasileiro. O curso foi instalado no segundo semestre de 1976 e a primeira turma formada, composta de 3 alunos, colou grau em dezembro de 1979. Até o segundo semestre de 2016, o curso formou 657 Zootecnistas os quais atuam em diferentes órgãos, de pesquisa, ensino e extensão, nas diferentes regiões do País.

Saiba mais sobre a profissão na página: www.abz.org.br.

Mais informações sobre o Curso pelo telefone (83) 3362-1710; ou na página: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=1626754&lc=pt_BR.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria