Concerto da OSUFPB homenageia Radegundis Feitosa

A Orquestra Sinfônica da UFPB apresenta, nesta sexta-feira (07), às 20h00, concerto homenageando o músico paraibano Redegundis Feitosa. Como parte da série “Concertos Especiais, da temporada de 2018, o evento acontece na Sala Radegundis Feitosa, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), no Campus de João Pessoa.

A Coordenação da OSUFPB recomenda que o público chegue pelo menos meia hora antes do início do concerto para que, além de conseguir melhores lugares para prestigiar o emocionante espetáculo, possa assistir a uma pequena palestra sobre as obras apresentadas, proferida pelo professor do Departamento de Música da UFPB, Marcílio Onofre. A entrada é franca e aberta para o público de todas as idades.

O concerto será aberto com a estreia mundial da obra Pedra Bonita, de Liduino Pitombeira. A obra foi encomendada pela OSUFPB especialmente para esta ocasião em que será estreada pelo Quinteto de Sopros Radegundis, como solistas acompanhados pela orquestra. Pedra Bonita é a tradução da palavra de origem tupi Itaporanga, nome da cidade onde nasceu o homenageado.

Em seu trabalho, Pitombeira faz uma alusão a fases da vida de Radegundis. O tema de 12 notas simboliza os 12 signos, significando aqui o destino. Seções contrastantes da obra traduzem suas trocas súbitas de humor, da seriedade de um assunto profissional à risada inconfundível e inesquecível do saudoso músico.

Em seguida, será interpretado o "Requiem para um Trombone", obra composta em 2010 por Eli-Eri Moura. "O Requiem representa a passagem/jornada de Radegundis deste nosso plano para outro superior: claro, o trombone representa o próprio Radego (apelido carinhoso adotado para o homenageado); a soprano, um anjo, e o madrigal, um coro de anjos", informa o compositor Eli-Eri Moura. O Réquiem possui 11 movimentos que alternam texto em latim e português cantado pela soprano solista e pelo coro, com intervenções do trombone e acompanhamento do piano e da orquestra. Esta será a primeira vez que é apresentado na Sala de Concertos que leva o seu nome.

Para este concerto, a OSUFPB, além de seus 21 músicos de cordas, contará com a participação de músicos amigos e familiares de Radegundis Feitosa, que compõem o quinteto de Sopros Radegundis. São eles: Renan Rezende, flauta; Ravi Shankar, oboé; Arimateia Veríssimo, clarineta; Heleno Feitosa, fagote; Radegundis Tavares, trompa. Para a execução do “Réquiem para Um Trombone”, participarão a cantora Izadora França (soprano), o trombonista Sandoval Moreno, o pianista Henrique Martins e ainda o Côro de Câmera de Campina Grande, sob a regência do maestro Vladimir Silva. A OSUFPB estará sob a regência de seu maestro titular, Thiago Santos.

Radegundis Feitosa

Radegundis Feitosa (1962-2010), natural da cidade de Itaporanga/PB, foi um trombonista e professor do Departamento de Música da UFPB, tendo sido o primeiro doutor brasileiro em performance nesse instrumento, conquistando esse título  no ano de 1991, na Catholic University of America, em Washington (EUA). É considerado um dos mais importantes representantes do mundo na execução, difusão e popularização do trombone, tendo participado de eventos no Brasil e em vários outros países através dos grupos que fundou e participou, agregando profissionais e divulgando, sobretudo a música brasileira. Radegundis faleceu em trágico acidente de automóvel, em 01 de julho de 2010.

Encerrando a temporada

A coordenação da OSUFPB já informa que no próximo dia 14 de dezembro será realizado o concerto de encerramento da temporada com obras de Mozart e Mendelssohn. A temporada de 2019 já está sendo selecionada por edital e promete grandes momentos.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral - com Assessoria - Fotos de arquivos do DEMUS