Encerramento da temporada da OSUFPB marca despedida do seu regente titular

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza, neta sexta-feira (14), o seu concerto de encerramento da temporada 2018, marcado para as 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no Campus I da UFPB. O evento marca também a despedida do seu regente titular e diretor artístico, Thiago Santos, que encerra suas atividades à frente da OSUFPB, onde atuou por dois anos. A entrada é franca e aberta para todas as idades.

A temporada 2018 da OSUFPB comemora os cinco anos de criação da orquestra. Neste último concerto de 2018, destacam-se o Concerto para Piano n. 23 de Mozart (1756-1791) - com solo da pianista Luciana Noda - e a Sinfonia "Italiana" de Mendelssohn (1809-1847), compositor alemão que contava apenas 24 anos quando concluiu esta sinfonia que começou a compor em sua viagem para a Itália em 1831. Quando ainda a rascunhava, registrou em uma carta: "esta será a obra mais alegre que eu já escrevi em toda a minha vida". O repertório conta ainda com obra do compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920).

Este concerto de encerramento da temporada, que faz parte da “Série Pedro Américo”, terá músicos convidados, ampliando a sonoridade da OSUFPB, que originalmente é composta por 21 cordas. As obras escolhidas e o implemento de mais instrumentos tem o objetivo de comemorar o êxito dos trabalhos da Orquestra em 2018, que proporcionou grandes momentos musicais para o público já cativo dos eventos sinfônicos promovidos por este que é um importante equipamento cultural da UFPB. Foram mais de trinta concertos produzidos com fins pedagógicos, com o intuito de formar plateia e difundir a música sinfônica dentro de um amplo espectro, valorizando, na mesma dimensão, grandes compositores da história da música universal e outros da cena brasileira, além da produção criativa dos compositores da UFPB.

A direção da OSUFPB recomenda que o público compareça ao local do concerto com pelo menos meia hora de antecedência, pois, como é de costume nos concertos da OSUFPB, será proferida uma palestra sobre as obras apresentadas para dar um caráter pedagógico ao concerto, colocando o espectador mais íntimo dos movimentos musicais apresentados. Esta palestra será proferida pelo regente titular Thiago Santos em seu momento de despedida à frente da Orquestra.

DESPEDIDA

O carioca Thiago Santos é regente titular e diretor artístico da OSUFPB desde janeiro de 2017. Admitido por concurso seletivo para conduzir a Orquestra, o maestro, que tem mestrado em regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já esteve à frente de orquestras sinfônicas brasileiras como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e as Sinfônicas de Porto Alegre, de São José dos Campos, da UFRJ, entre outras. Na Inglaterra, atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.

Como diretor artístico, Thiago Santos trouxe um conceito especial para os concertos da OSUFPB, implementando os concertos temáticos através de séries especiais que homenageavam personagens culturais paraibanos. Assim nasceram: a “Série Mestre Ariano”, ”Série Augusto dos Anjos”, “Série Pedro Américo”, “Série Philipeia” e “Série Concertos Especiais”, todas com forte apelo temático que traduziram os concertos por características históricas e artísticas capazes de deixar o público mais íntimo das obras ao mesmo tempo em que a OSUFPB adensava conceitos em suas apresentações. O maestro encerra seu contrato temporário de dois anos deixando a orquestra que regeu em alto conceito na cena orquestral paraibana e brasileira, depois de ter produzido e conduzido grandes concertos e outros eventos que celebraram a vida e a obra de emblemáticos compositores nacionais, como o paraibano José Siqueira. O maestro Thiago Santos se despede da OSUFPB exaltando a juventude de uma orquestra que completa apenas cinco anos, mas que se sente fortalecida para dar sequência aos trabalhos de dignificar a música a partir de uma universidade pública que cumpre seu papel de contribuir para o fortalecimento cultural da sociedade.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria