UFPB faz reforma administrativa

ImprimirImprimir

O Consellho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou reforma administrativa da instituição nesta segunda-feira (17), em reunião na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), no prédio da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.

 

Ficou determinada a reformulação das atribuições da Prefeitura Universitária, por meio da criação das Superintendências Orçamento e Finanças (SOF), de Segurança Institucional (SSI), de Logística em Transporte (SULT) e de Serviços Gerais (SSG).

 

As novas superintendências, ligadas à Reitoria, terão 60 dias para concluir transição, a contar da data de publicação das resoluções que as criarão. Nesse processo de mudanças, ocorrerão, por exemplo, a definição de onde cada uma delas irá funcionar e a distribuição de servidores.

 

De acordo com a reitora Margareth Diniz, esta reforma administrativa trata-se de uma descentralização de diferentes serviços demandados à Prefeitura Universitária. “A partir de agora, vamos dar celeridade e individualidade às solicitações. Estamos, com esta reforma, atualizando a dinâmica administrativa da universidade."

 

Para a pró-reitora de planejamento e desenvolvimento Elizete Ventura do Monte, esta restruturação aperfeiçoará gerencialmente e organizacionalmente atribuições, competências e responsabilidades. “Estamos atendendo a instruções normativas que representam um novo modelo de gestão pública. Nosso foco é a busca da excelência nos serviços prestados.”

 

A reforma administrativa da UFPB é fundamentada no que há de mais moderno na legislação brasileira: Decretos do Poder Executivo Federal; Instruções Normativas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mais a Controladoria-Geral da União; e portaria do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

 

Entenda as funções de cada superintendência:

 

Superintendência Orçamento e Finanças (SOF)

Planejamento, execução, fiscalização, avaliação e elaboração de projetos da administração orçamentária e financeira. Aquisição, contratações de serviços e gerenciamento de contratos.

 

Superintendência de Segurança Institucional (SSI)

Combate e prevenção de incidentes relacionados à segurança. Mapeamento de áreas vulneráveis. Monitoramento remoto.

 

Superintendência de Logística em Transporte (SULT)

Manutenção, revisão e abastecimento dos veículos institucionais.

 

Superintendência de Serviços Gerais (SSG)

Planejamento, coordenação, execução, monitoramento e avaliação de serviços gerais realizados por terceiros.

 

Fonte: 
Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação
Compartilhar: