De 7 a 11 de outubro a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia o “13º Encontro Nacional de Tradutores (ENTRAD)” e o “7º Encontro Internacional de Tradutores”. Os eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Pesquisadores (ABRAPT) em parceria com a UFPB por meio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Com o tema “Onde o Sol nasce primeiro: a tradução em contextos emergentes” os encontros vão chamar a atenção para o papel despontante que a tradução e seus agentes, especialmente tradutores e intérpretes, desempenham na linha de frente de contextos emergentes de encontros, conflitos, deslocamentos, inovação e novidade.
São tradutoras, tradutores e intérpretes que intermedeiam negociações de ponta entre líderes de empresas ou de nações; orientam turistas ou acolhem migrantes; é através da tradução e da interpretação que culturas são integradas e produções mundiais são lançadas simultaneamente em diversos mercados; são tradutores, tradutoras e intérpretes que primeiro lidam com questões de inovações terminológicas ou de gêneros textuais, atendendo a uma demanda de informação cada vez mais veloz.
As inscrições de trabalhos serão dividias em três chamadas: a primeira até 31 de março onde serão avaliados e receberão o aceite ou justificativa para recusa até o dia 10 de abril; a segunda no período de 1º de abril a 31 de maio com resultado em 10 de junho e a terceira com trabalhos enviados de 1º até 30 de junho com divulgação do aceite ou não em 10 de julho.
Mais informações e detalhes do 13º Encontro Nacional de Tradutores e o 7º Encontro Internacional de Tradutores pelo email: entrad2019@gmail.com; ou no endereço eletrônico: http://www.cchla.ufpb.br/entrad2019/.