CCHSA é destaque em práticas sustentáveis

ImprimirImprimir

Depois de ter duas práticas validadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Prêmio ODS Brasil no ano de 2018, o Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras foi selecionado através de chamada pública "Boas práticas A3P", realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e a ONU Meio Ambiente.

 

O CCHSA teve duas boas práticas sustentáveis aprovadas dentre as cerca de 300 iniciativas inscritas. Segundo os idealizadores, esta ação tem como objetivo inspirar novas ações na administração pública e fomentar a troca de experiências entre os diferentes órgãos, com o intuito de potencializar a institucionalização e implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

 

Para a seleção das boas práticas foi utilizado um sistema de avaliação embasado nos três pilares da sustentabilidade (impacto social, ambiental e econômico) e 15 indicadores previamente estabelecidos. As práticas do CCHSA selecionadas após atender estes critérios, constaram das ações realizadas na “Semana do Servidor (08. Qualidade de vida)” e com a execução do “Plano de gerenciamento de resíduos: integrar universidade e sociedade (06. Gestão de Resíduos Sólidos)”.

 

As experiências estão sendo divulgadas pelo programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) através do site http://a3p.eco.br, e, farão parte de um livro a ser publicado sobre a responsabilidade social desenvolvida pelo CCHSA e pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN/UFPB).

 

O que é A3P?

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

 

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: