CE recebe pelo Programa de Mobilidade Acadêmica estudantes do Pará

ImprimirImprimir

O Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (NEEMOC/CE/UFPB) está recebendo, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Externa Temporária, três graduandas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O Programa é gerenciado pela Coordenação de Projetos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e visa possibilitar aos graduandos da UFOPA através da mobilidade acadêmica nacional, a  realização de ações acadêmicas prioritárias do ensino integrado com pesquisa e extensão em outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais. Amplia o acesso e o aprofundamento teórico-metodológico por parte dos graduandos ao conhecimento em diversas áreas temáticas.

 

A UFOPA, interessada em ampliar o conhecimento sobre metodologias inovadoras, decidiu investir em projetos na área das competências socioemocionais. De acordo com a professora Maria de Fátima Lima, da UFOPA, “a universidade tem o compromisso com a formação docente e o NEEMOC oferece um saber específico sobre competências socioemocionais que é fundamental, inclusive pelos desafios colocados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

 

O NEEMOC é um espaço dedicado ao desenvolvimento teórico e metodológico da Educação Emocional. Para tanto, visa estabelecer parcerias com instituições que tenham como objetivo a promoção do bem viver e a cultura de paz. As atividades do NEEMOC consideram como eixos norteadores o desenvolvimento da consciência emocional (próprias e dos demais), a aprendizagem do manejo das emoções, a compreensão das causas e consequências das emoções para o bem-estar subjetivo e para a saúde. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Emocional, professora Elisa Gonsalves, o intercâmbio “é o reconhecimento do trabalho inovador feito pelo NEEMOC e isso só aumenta o nosso compromisso”.

 

As alunas do Curso de Pedagogia, Alana Oriente da Silva, Luciana Maria Guedes dos Santos e Mariana Pinheiro Ferreira desenvolverão um plano de trabalho que contempla o acompanhamento de atividades de Ensino, Pesquisa e de Extensão que possam contribuir com sua formação acadêmica e com o desenvolvimento de competências socioemocionais participando das atividades do Núcleo de Educação Emocional.  A professora Marilene Salgueiro, vice-coordenadora do NEEMOC é responsável pelo acompanhamento desta atividade de intercâmbio e afirma que “receber estudantes de outras instituições e de outras regiões do país é de grande importância para  o Núcleo de Educação Emocional, bem como para o Centro de Educação e para a UFPB  possibilitando a socialização das ações realizadas pelo NEEMOC e contribuindo com a ampliação da formação das estudantes intercambistas”.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: