Centro emite nota sobre suposto uso de ônibus em debate

Direção do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, do campus IV emite nota esclarecendo acusações sobre uso indevido de ônibus durante debate eleitoral

A direção do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), localizada no campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Mamanguape e Rio Tinto, emitiu nota de esclarecimento sobre a acusação do uso indevido do ônibus do CCAE para transporte de estudantes durante o debate eleitoral com vistas à sucessão da Reitoria no dia 26 de abril.

A nota de esclarecimento, assinada pelos professores Alexandre Scaico e Lusival A. Barcellos, respectivamente diretor e vice-diretor do CCAE, afirma dada a "organização singular" do Centro que funciona em duas unidades distintas, uma em Mamanguape e outra em Rio Tinto, é pratica comum disponibilizar o ônibus para transporte dos estudantes entre os dois municípios. "No dia do debate o ônibus do CCAE ficou à disposição da comunidade acadêmica do CCAE, independentemente de sua preferência eleitoral, para fazer o translado entre as duas unidades de ensino, por entender a importância da atividade dentro do processo democrático de escolha do próximo reitorado da UFPB. Sendo assim a liberação do ônibus esteve calcada não no desejo de apoio a esta ou aquela candidatura, mas na ampla franquia de acesso às discussões que iriam ocorrer", afirma os professores. Leia a nota de esclarecimento na íntegra.

Universidade Federal da Paraíba
Campus IV – Litoral Norte
Centro de Ciências Aplicadas e Educação

Rio Tinto, 02 de maio 2012.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Campus IV da UFPB, que abriga o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) possui uma organização singular, ao ter duas unidades distintas: uma na cidade de Mamanguape e outra na cidade de Rio Tinto. A distância entre as duas unidades é de aproximadamente 7 Km. Por se tratar de um único Centro, nos eventos promovidos no CCAE é prática disponibilizar transporte entre as unidades para a comunidade acadêmica da unidade em que o evento não está sediado poder participar das atividades.

No dia 09/04/2012, antes do debate dos candidatos à Reitoria do dia 26/04/12, na unidade de Mamanguape, o Presidente da Comissão Eleitoral Jonábio Barbosa dos Santos, bem como o Conselho de Centro do CCAE, foram informados pela Direção de Centro de que no dia do debate haveria necessidade de transporte para o deslocamento dos discentes e docentes entre as duas unidades. Ficou então acordado, como é prática no CCAE, que o ônibus do Centro seria disponibilizado para fazer o transporte Rio Tinto – Mamanguape no início da noite, e Mamanguape – Rio Tinto ao término do debate.

No dia do debate o ônibus do CCAE ficou à disposição da comunidade acadêmica do CCAE, independentemente de sua preferência eleitoral, para fazer o translado entre as duas unidades de ensino, por entender a importância da atividade dentro do processo democrático de escolha do próximo reitorado da UFPB. Sendo assim a liberação do ônibus esteve calcada não no desejo de apoio a esta ou aquela candidatura, mas na ampla franquia de acesso às discussões que iriam ocorrer.

A direção do CCAE repudia as calúnias dirigidas a este Centro no dia do debate, bem como as demais manifestações detratantes originadas a partir de então. Toda comunidade universitária do CCAE foi desrespeitada e desonrada por denúncias completamente absurdas, infames, irresponsáveis e sem nenhum fundamento. Salientamos que nenhum candidato, ou seu representante, procurou a Direção de Centro do CCAE para pedir esclarecimentos sobre o fato.

Solicitamos da Comissão Eleitoral a retratação, por escrito, das candidaturas que estão atingindo imagem do CCAE e que tome as providências necessárias para coibir, segundo a legislação eleitoral em vigor, tamanha irresponsabilidade praticada contra o CCAE - Campus IV - Litoral Norte.

Prof. Alexandre Scaico
Diretor do CCAE