UFPB participa da 10ª Semana Nacional de Museus

A Universidade participa da 10ª Semana Nacional de Museus, importante agenda anual promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

O Museu da Cultura Popular Paraibana em João Pessoa e o Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura), situado no município de Areia (foto), ambos pertencentes à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participam  da 10ª Semana Nacional de Museus, importante agenda anual promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com propósito de mobilizar os locais em torno de um mesmo tema. Nesta edição, a discussão será pautada pelo título "Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações".

No Museu da Cultura Popular Paraibana, no térreo do prédio da Reitoria, campus de João Pessoa, a programação começa nesta segunda-feira (14)  e vai até o dia 31 deste mês no horário de 9h às 16h30,  com a exposição “Brinquedos Artesanais”. A entrada é franca.

Trata-se de uma mostra de arte popular produzida por artesãos. O acervo faz parte do museu e conta com peças em barro, madeira, lata e tecido. Esta amostra faz parte da 10ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM), para comemorar o dia internacional de museus, 18 de maio.

Na programação do Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura), o  público terá oportunidade, no período de 14 a 20 de maio  de participar de uma Ação Educativa  com o tema “Areia e Seus Museus”  com palestras e visitas dirigidas aos museus da cidade de Areia com alunos da rede de ensino das  escolas públicas e particulares, urbanas e rurais. As palestras irão acontecer no Teatro Minerva na rua Epitácio Pessoa no horário das 15h às 16h, e visitas ao Museu Regional de Areia, Museu Casa de Pedro Américo e Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura).

Sobre os museus

O Museudo Brejo Paraibano está em uma área de dois hectares, no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências Agrárias, e conta ainda com a bagaceira do engenho, jardins, pomar e pequeno açude. Também fazem parte do local: uma biblioteca especializada em cana-de-açúcar e um arquivo documental, que estão à disposição da comunidade para pesquisas.

O projeto expográfico foi desenvolvido pela Associação dos Amigos de Areia (Amar), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O investimento financeiro é do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

O Museu da Cultura Popular Paraibana, mantido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), está situado no prédio da Reitoria da UFPB, sendo um setor da Coordenação de Extensão Cultural, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O Nuppo surgiu  com o objetivo de “registrar, preservar e promover o folclore regional”, segundo Osvaldo Trigueiro, seu primeiro coordenador. De acordo com o projeto, o Museu de Cultura Popular exibe uma parte do seu acervo material e a coleção completa soma 1107 peças artesanais: 658 peças utilitárias (trabalho, lamparinas, cozinha, banho, brinquedos, rendas, instrumentos musicais e adereços cênicos), 249 peças decorativas (em cerâmica, madeira, metal, fibras e recicláveis) e 200 folhetos de cordel.

Em relação ao conteúdo e temática o projeto subdividiu a coleção em cinco séries: a) ciclos de vida – artesanatos utilitários, religiosos e decorativos, cantigas de trabalho, lazer e reza; b) prosas, versos e desafios – literatura de cordel, contadores de estórias, cantadores, repentistas e emboladores; c) brincantes – cavalo marinho, coco, ciranda, pastoril, congos, reisado, pontões, barca, cambindas; d) música instrumental – pífanos, rabeca, índios de carnaval; e) minorias sociais – juremeiros, negros Caianas, índios Potiguara.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo