Em fase de teste, a TV UFPB entra no ar pelo Canal 43

Os telespectadores de João Pessoa já podem assistir ao novo sinal da TV UFPB, que entrou no ar em fase de testes de equipamento. O sinal aberto pode ser visto pelo Canal 43 UHF. Além dos conteúdos próprios produzidos pela equipe do Pólo Multimídia da UFPB, a TV vai retransmitir a programação da TV Brasil, prestigiado canal educativo da televisão brasileira

A TV UFPB entrou no ar em fase de testes de equipamentos,  na última sexta-feira (18). A transmissão, inicialmente analógica, será em sinal aberto e poderá ser captada pelo canal 43 UHF em João Pessoa, onde está a sede da emissora. Em breve, o canal passará a transmitir em sinal digital, com som e imagem em alta definição.

Além dos conteúdos próprios produzidos em João Pessoa, a TV UFPB retransmitirá para a capital paraibana a programação da TV Brasil, um dos mais prestigiados canais educativos da televisão brasileira. A emissora local faz parte da Rede Pública de Televisão com 50  canais que participam  e colaboram com conteúdos que serão exibidos  nacionalmente.

A instalação da antena no prédio do INSS no centro de João Pessoa e a montagem do transmissor  do sinal da TV UFPB foram finalizados na última sexta-feira (18) por técnicos da empresa Linear vindos do Recife. Para receber os equipamentos, a TV UFPB passou por uma ampla reforma em sua sede, que será finalizada com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora.

“Técnicos da empresa Linear e Mecatrônica, ambas de São Paulo,  foram os responsáveis pelas instalações do transmissor e antena no prédio do INSS, juntamente com os técnico-administrativos da  UFPB. Experimentalmente, os telespectadores  já podem sintonizar o canal 43 em UHF”, informou o técnico em audiovisual da TV UFPB, Paulo Lages, destacando  a modernidade dos equipamos da emissora.

Segundo Paulo Lages, nesse primeiro momento a Anatel vai analisar o funcionamento dos equipamentos para logo em seguida a emissora entrar na fase experimental.  Para assistir à programação da TV UFPB, é necessário instalar antena UHF. O sinal é sintonizado no canal 43.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo