Consuni aprova moção de apoio a greve dos professores

Conselho Universitário esteve reunido nesta terça-feira (29) para discutir uma posição referente ao movimento grevista dos professores das Universidades

Após reunião ordinária, o Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba decide formular apoio à greve dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior iniciada no dia 17 de maio. Abaixo a nota na íntegra:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

SECRETARIA DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR

MOÇÃO DE APOIO

Reunido ordinariamente nesta terça-feira, 29 de maio de 2012, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Paraíba, vem a público manifestar o seu apoio ao movimento grevista dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior, em curso em todo o país, bem como a nossa integral concórdia com a pauta de reivindicações da greve, especialmente a necessidade urgente de reestruturação da carreira docente, atualmente defasada e cujos valores salariais estão abaixo da qualificação exigida ao exercício da profissão de professor universitário.

Igualmente, o CONSUNI reconhece que o direito de greve é um direito público consagrado na Constituição Federal a todos os trabalhadores brasileiros, inclusive os servidores públicos, independente de sua condição contratual, rejeitando, desta maneira no âmbito da UFPB, ações de qualquer natureza que porventura emasculem o efetivo exercício da democracia.

Por fim, esta moção é coerente com a decisão recente em suspender a consulta eleitoral de Reitor, em segundo turno, na qual este CONSUNI reconheceu que os campi da UFPB encontram-se efetivamente em greve, e, portanto, aquém da plenitude das atividades acadêmicas.

João Pessoa, 29 de maio de 2012.

Prof. Rômulo Soares Polari

Presidente do Conselho Universitário