Professores da UFPB lançam livros e revistas acadêmicas

O lançamento de quatro títulos e três edições de uma revista organizada por professores do PPGL será nesta quarta-feira (30), às 19h, no Terraço Brasil

A Editora da Universidade Federal da Paraíba (EDU) está cada vez mais ativa no lançamento de livros dos professores da Universidade. Nesta quarta-feira, 30, no restaurante Terraço Brasil, na Avenida Cabo Branco, às 19h, haverá o lançamento de quatro títulos e três edições de uma revista organizada por professores do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), sendo três livros  da Editora da UFPB e um com o selo da Ideia Editora.

Na noite de autógrafos estarão presentes Amador Ribeiro Neto, Arturo Gouveia, Luiz Antonio Mousinho e Sandra Luna que irão apresentar as obras que abrangem um arco temático aberto por pesquisas nas áreas da literatura em prosa e verso, dramaturgia, televisão e cinema.

Os livros lançados são os seguintes: Arqueologia da ação trágica: o legado grego, de Sandra Lun; Epifania de Poesia: ensaios sobre haicais de Saulo Mendonça, organizado por Amador Ribeiro Neto; e A sombra que me move – ensaios sobre ficção e produção de sentido (literatura, cinema e TV), de Luiz Antonio Mousinho. Também estará sendo lançado Os ciclos de Mariana – literatura e violência pós-64, de Arturo Gouveia. Na ocasião também serão lançadas três edições da revista Graphos.

A obra Epifania da Poesia ensaios sobre haicais de Saulo Mendonça,organizado por Amador Ribeiro Neto, reúne 8 ensaios de alunos de um curso de Poesia do PPGL/UFPB, abordando haicais dos dois mais recentes livros do poeta: Pirilampo e Luz de Musgo. Segundo Amador Ribeiro Neto, “nos ensaios são contemplados aspectos como a presença da luz nos poemas, a ternura e a memória na infância, o erotismo, a natureza enquanto espaço ecocrítico, filigranas da linguagem poética, o cotidiano revisitado com olhos de um homem do povo, etc”.

Já o livro de Luiz Antonio Mousinho traz artigos sobre autores diversos. No campo do cinema e da televisão, se destacam nele as presenças de Jorge Furtado e Fernando Meirelles, dado o interesse dos textos em focarem em cineastas com um viés autoral específico, mas que ao mesmo tempo mantém grande comunicabilidade com o público, a exemplo do cineasta norte-americano Spike Lee, também analisado no volume. No campo da literatura, a maior atenção vai para obra de Clarice Lispector, abordada em quatro artigos, além de análises de Euclides da Cunha e Kafka. São foco da atenção também um estudo sobre cartas inéditas de Machado de Assis, que mostra facetas pouco conhecidas de Machado, estudo realizado pela professora Maria Cristina Ribas, da PUC-RJ, assim como uma discussão acerca de uma obra da literatura brasileira contemporânea, no caso Rita no Pomar, de Rinaldo de Fernandes.

O livro os Ciclos de Mariana: literatura e violência pós-64 estuda a tematização da violência do Estado militar nos romances Quarup e Bar Don Juan, de Antonio Callado, obras representativas da primeira fase da repressão, de 1964 a 1968, fase anterior à decretação do AI-5. O foco de interesse do autor neste livro representa uma contribuição valiosa aos estudos sobre a literatura brasileira em suas relações com o Estado tecnocrático-militar instituído com o golpe de 1964.

O livro Arqueologia da ação trágica: o legado grego, da Professora Sandra Luna, docente, pesquisadora e atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, investiga as origens da Dramaturgia ocidental, enquadrando o teatro trágico dos gregos em relação a cenários políticos, sociais, religiosos e culturais da antiga Atenas, erigindo, sob perspectivas distintas, os fundamentos das grandes tragédias. A pesquisa, que agora vem a público em sua segunda edição, traz ainda uma contribuição teórica, ao apresentar rigoroso estudo interpretativo da Poética de Aristóteles, examinada em relação ao seu próprio contexto grego e aferida à luz dos mais recentes debates teóricos no âmbito das Ciências Humanísticas.

Por outro lado, os números da Revista Graphos que serão lançados intitulam-se: “Dramatologia” e “Alemanha”, e ambos tiveram edição geral de Maryson Borges. Há, ainda, uma edição comemorativa dos 35 anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Letras, organizada pela Professora Dra. Ana Cristina Marinho Lucio, docente e coordenadora do Programa por ocasião da celebração.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo