Camerata Arte Mulher se apresenta no Cine Banguê

O show integra o lançamento do disco de Cátia de França: No Bagaço da Cana - Um Brasil Adormecido, e faz parte da Semana Cultural José Lins do Rego

Cátia de FrançaA Camerata Arte Mulher, formada por professoras e alunas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a cantora pessoense Cátia de França, apresentam neste domingo (3), o show de lançamento do trabalho dessa parceria. Trata-se do CD “No Bagaço da Cana - um Brasil Adormecido”. O show será no Cine Banguê, às 20h e faz parte da programação da XXX Semana Cultural José Lins do Rego.

“No Bagaço da Cana - Um Brasil Adormecido” é o nome do CD que resultou da parceria entre Cátia de França e a Camerata Arte Mulher, aprovado em 2008 pelo Fundo de Incentivo a Cultura do Governo do Estado da Paraíba (FIC Augusto dos Anjos). O projeto foi elaborado por Monica Cury, coordenadora da orquestra feminina “Camerata Arte Mulher”.

O CD é um registro fonográfico de um conjunto de doze músicas, de autoria de Cátia de França, que tiveram como fonte de inspiração o material literário que compõe o “Ciclo da Cana de Açúcar”.

A proposta do trabalho é o resgate destas obras, pois a maioria das composições é inédita, produzida há 37 anos, a partir do tratamento orquestral realizado pelo maestro e coordenador de Extensão Cultural da UFPB, Carlos Anísio, e os músicos-arranjadores Léo Meira e Sérgio Galo, fotografias de David Fernandes e Gustavo Moura, adequando-as à riqueza do conjunto sonoro instrumental Camerata Arte Mulher, composto por violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta, harpa, sanfona e percussão.

O show com entrada gratuita, além da publicação on line das letras e cifras das canções, conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba na operacionalização do evento e da Fundação Espaço Cultural (FUNESC) na realização.

Sobre A Camerata Arte MulherCamerata Arte Mulher

A Camerata Arte Mulher é composta basicamente por pessoas com formação musical acadêmica. São professoras e estudantes do Curso de Bacharelado e da Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e ainda musicistas que atuam na Orquestra Sinfônica da Paraíba e na Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa.

O lançamento oficial da Camerata aconteceu em março de 2006, no Teatro do SESI em João Pessoa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e da Fundação Cultural de João Pessoa.

A orquestra feminina tem como principal objetivo a divulgação de obras musicais eruditas e populares com ênfase especial para o reconhecimento social de talentos femininos, sejam estes intérpretes ou autoras. Entre as personalidades referenciadas pelo grupo constam: Cátia de França, Glorinha Gadelha, Chiquinha Gonzaga, Joyce, Violeta Formiga e Jaqueline Alves, além da realização de parcerias artísticas com as atrizes Zezita Matos, Petra Ramalho, as cantoras Maria Juliana, Amanda Cunha, Maria Carla e a sanfoneira Lucyane Alves.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo