UFPB promove mostra sobre Saúde do Trabalhador

A 8ª edição começa na sexta-feira (8), das 13h30 às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa

O Projeto de Extensão “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde – PINAB”, do Departamento de Nutrição/UFPB, realizará a Oitava Mostra do PINAB no bairro do Cristo. O evento começa na sexta-feira (8), das 13h30 às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde no Cristo Redentor em João Pessoa, com o tema “Saúde do(a) Trabalhador (a): desafios para comunidade e trabalhadores(as) na Saúde da Família”.

O encontro começa às 13h30 com o Entrosamento e Momento de Cuidado. A partir das 14h20 o evento prossegue com a Roda de Conversa com Pergunta Geradora enfocando o tema: “Como o seu trabalho influencia na sua saúde e o que o sistema de saúde tem feito e planejado para cuidar dos/as trabalhadores/as?”. As 15h haverá o Repasse dos Pequenos Grupos com as presenças do Fisioterapeuta e professor da UFPB, Dailton Lacerda; Eulina Pereira da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde; representante do Projeto Vidas Paralelas e  Agente Comunitária de Saúde Jocineide Cajueiro; e do professor do Departamento de Promoção da Saúde  da UFPB, Pedro Cruz. Às 16h o encerramento com a Dinâmica Final.

O Projeto PINAB “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde” do Departamento de Promoção da Saúde e do Departamento de Nutrição da UFPB busca socializar os saberes acumulados com a comunidade acadêmica da UFPB, visando contribuir com o desenvolvimento da extensão popular e com um espaço de diálogos e reflexos.

O evento pretende aprofundar diálogos teóricos e partilhas de experiências em relação Saúde do Trabalhador e oportunizar o levantamento dos pensamentos, críticas e sugestões da comunidade em relação à influência do trabalho na saúde e o que o sistema de saúde vem articulando e realizando pela saúde do trabalhador.

As inscrições gratuitas poderão ser realizadas até o dia 8 de junho (ou na ocasião do evento), presencialmente ou com um Agente Comunitário de Saúde. Outras informações pelo telefone (83) 3216-7242; Correio eletrônico: pinab.ufpb@gmail.com.

Sobre o PINAB

O PINAB atua há cinco anos nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, com ações desenvolvidas em parceria com associações de moradores e os seguintes serviços públicos daquela área: a Unidade de Saúde da Família Vila Saúde e a Escola Municipal Augusto dos Anjos. Concentra suas ações em uma população de cerca de 530 pessoas, através dos seguintes grupos operativos: Espaço de Diálogos, Saúde na Comunidade, Gestantes e Grupo Escola.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo