Aulas do Curso de Cinema da UFPB iniciam no 2º semestre

Instalado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), o novo curso funcionará no turno da tarde e pretende estimular o desenvolvimento da tradição do Cinema na Paraíba e no Nordeste. A concorrência no primeiro vestibular foi de 10 candidatos por vaga e a 1ª turma deve começar suas aulas no semestre de 2012.2

Resgatar uma tradição importante na cultura da região e ao mesmo tempo incentivar novas áreas de ação no âmbito do cinema e audiovisual. Este é o objetivo do curso de Cinema, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que funcionará a partir do próximo semestre letivo. De início, serão atendidos os quinze alunos que se submeteram ao último Vestibular, quando a concorrência superou os dez candidatos por vaga.

Conforme o Calendário Escolar da UFPB (período 2012.2), o curso terá início no dia 6 de agosto. O novo prédio do CCTA deverá ter o piso intermediário disponibilizado para as primeiras turmas e os laboratórios estão sendo planejados com investimento inicial R$ 1 milhão. Esse dinheiro será aplicado em infraestrutura básica e na produção de cinema em suporte digital.

De acordo com o chefe do Departamento de Comunicação, João de Lima, o curso de Cinema, que funcionará no turno da tarde, servirá de reforço para as habilitações tradicionais de comunicação e para os novos cursos criados a partir dessas habilitações. Também está previsto um concurso para contratação de sete novos professores, que cumprirão as aulas do planejamento das disciplinas criadas durante a formulação do curso.

Começo

João de Lima lembrou que, há exatamente um ano, um grupo de docentes, encabeçados pelo professor David Fernandes, reuniu-se periodicamente por mais de três meses e propôs aos conselhos superiores da (UFPB) a criação do curso de Cinema. “Como já existia uma área forte de produção na Universidade, representada pelo curso de Comunicação Social, a criação do curso foi um gesto complementar e ao mesmo tempo uma forma de incentivar aos futuros cineastas o cultivo da arte do cinema”, ressaltou.

Segundo o chefe do Departamento de Comunicação, a graduação será importante fator de desenvolvimento da área cinematográfica na região Nordeste, onde três capitais já têm cursos de cinema semelhantes. Ele acrescentou que a UFPB pretende ainda criar uma especialização em Turismo e um mestrado em Jornalismo Profissional. “São as pautas em evidência no momento que muito tem contribuído para elevar o nível das iniciativas acadêmicas do DecomTur”, completou.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho