Professores da UFPB debatem festas juninas na era digital

Eventos realizados durante o São João de Campina Grande apresentam pesquisas  sobre folkcomunicação e culturas populares, da tradição às redes sociais

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participa da XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom) e do IX Seminário os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular que começam nesta quarta-feira (6) e vai até sexta-feira (8), com apresentações em grupos de trabalho e oficinas com os professores Osvaldo Meira Trigueiro, Severino Alves de Lucena Filho, Wellington José de Oliveira Pereira, Luciana de Oliveira Chianca, Zulmira Silva Nóbrega e Thiago Soares, e do servidor  da TV UFPB, Júnior Pinheiro.

Trata-se de uma realização conjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, Rede Folkcom e da Cátedra Unesco de Comunicação para o desenvolvimento regional.

O tema desse ano é “Festas juninas na era digital: da roça à rede”, com o objetivo de abordar como a cultura popular e as manifestações folclóricas estão convivendo com as redes sociais. O seminário terá a participação de pesquisadores de países da Europa que vêm conhecer o São João de Campina Grande.

A participação da UFPB no evento vai acontecer na quarta-feira (6) no Teatro Rosil Cavalcanti, às 9h, na mesa de abertura, com o tema “Jornalismo Cultural e Folkcomunicação na era digital” com a participação dos professores Wellington José de Oliveira Pereira e Thiago Soares.

Por outro lado, a partir das 10h30 vai acontecer a mesa-redonda “Folkcomunicação e cultura popular nas mídias e redes sociais” tendo como mediador o professor aposentado da UFPB, Osvaldo Meira Trigueiro.

A Folkcomunicação é uma teoria da comunicação genuinamente brasileira e foi criada pelo jornalista Luiz Beletrão em sua tese de doutorado, defendida em 1967 na Universidade de Brasília (UNB), com o objetivo de estudar processos comunicacionais na troca de ideias, opiniões e atitudes da população marginalizada e dos grupos populares.

Na quinta-feira (7), às 9h, no Teatro Severino Cabral, vai acontecer a mesa “Contribuições do professor Roberto Benjamin para o Ensino e pesquisa em folkcomunicação e jornalismo” com a participação do professor aposentado da UFPB, Osvaldo Trigueiro, e mediação do professor Severino Alves de Lucena Filho do curso de Relações Públicas da instituição. Os professores da UFPB Luciana de Oliveira Chianca, Severino Alves de Lucena Filho e Zulmira Silva Nóbrega participam, a partir das 16h, no Teatro Municipal Severino Cabral, da mesa “Aculturação tropical das festas juninas: são João no Nordeste brasileiro”.

Já o servidor da TV UFPB, Júnior Pinheiro, também participa do evento com uma oficina abordando o tema “Vídeo Popular e Alternativo”. A apresentação vai acontecer na quarta-feira (6), a partir das 14h, na faculdade Cesrei. Na sexta-feira (8), fará uma comunicação científica, também na Cesrei.

A abertura da Conferência Nacional vai acontecer no dia 6 de junho no Teatro Severino Cabral, a partir das 19h, com uma apresentação artística do Espetáculo: Festa Nordestina. Em seguida, será realizada a mesa-redonda “Raízes ibéricas das festas juninas: São João na Galícia, Espanha e Portugal”, com os palestrantes Alberto Pena Rodríguez (UV, Espanha), Carlos Nogueira (IELT/UNL, Portugal), Luis Humberto Marcos (ISMAI/MNI, Portugal), Lucília José Justino (UNL, Portugal), Elisabeth Christina de Andrade Lima (UFCG), Osvaldo Meira Trigueiro (UFPB), Eneida Maracajá (PMCG) e a mediadora: Maria Érica de Oliveira (UFRN).

O evento caracteriza-se por resgatar o pensamento comunicacional de Luiz Beltrão, o pioneiro das Ciências da Comunicação no Brasil. Para conferir a programação completa acesse o endereço eletrônico do evento no www.reporteruniversitario.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo