Sintespb realiza eleição para escolher nova diretoria

A eleição foi realizada nesta terça-feira (5) nos campi da UFPB, UFCG e UEPB; a nova diretoria cumprirá um mandato de três anos; a posse será em julho

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb) elegeu uma nova diretoria para um mandato de três anos. A eleição ocorreu nesta terça-feira (5) nos campi das Universidades Federal da Paraíba (UFPB), de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi vencedora a chapa 1- “Unidade na Luta”, formada pela junção dos coletivos: Tribo, Um Novo tempo/CTB, e tendo como presidente o servidor, Severino Ramos de Santana.

A chapa “Unidade na Luta” venceu as chapas: 2 - denominada de Resgatando o Sintespb -encabeçada pelo servidor Divanildo Russo;  e a 3 – Movimento -  integrada pelos coletivos Expressão Sindical/PT, Inclusão Sindical, PSTU e PCR, que teve como candidato o servidor Marcelino Rodrigues.

De acordo com a Comissão Eleitoral, a eleição transcorreu tranquila em todo o Estado, sendo registrada uma participação às urnas de cerca de 55% (2.547 votos) dos eleitores aptos a participar do pleito.

O resultado final dos votos válidos aponta a vitória da chapa 1 - “Unidade na Luta” - com 50,33% (1.282), contra 11,78% (300 votos) da número 2  - “Resgatando o Sintespb”; e 37,89% (965 votos) para  a chapa 3 - Movimento. A direção do sindicato é composta de 15 cargos titulares e 9 suplências.

A Chapa 1 - Unidade na Luta também venceu a maioria das Secretarias Sindicais Adjuntas (Cajazeiras, Sousa, Patos e Bananeiras - e as secretarias sindicais adjuntas da UEPB - Campina Grande, Guarabira e Catolé do Rocha), sendo que a Chapa 3-“Movimento” conseguiu ganhar as Secretarias de Campina Grande(UFCG), Areia(UFPB).

A posse dos eleitos ocorrerá no mês de julho.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo