Prape divulga edital de seleção para o PROMISAES

As inscrições podem ser feitas de segunda-feira (9) até 13 de julho, no horário das 8h às 12h, na secretaria da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil

A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) divulga o edital que tem por finalidade estabelecer as normas do processo de seleção de alunos do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao Auxílio Financeiro - Projeto MEC/PROMISAES (Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior), para o período de Julho de 2012 a Junho de 2013.

Os interessados deverão seguir as seguintes determinações do edital como:

I – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

1. Ser estudante-convênio do PEC-G, regularmente matriculado na Universidade Federal da Paraíba e não ter qualquer pendência nos termos da legislação vigente.

II – DO AUXÍLIO FINANCEIRO:

2.1. O auxílio financeiro será de R$ 622,00 (seiscentos e vinte e dois reais), na forma de bolsa, pago pelas IFES diretamente aos estudantes do PEC-G selecionados.

2.2. Serão disponibilizadas 20 bolsas.

III - DAS INSCRIÇÕES:

3.1. Período: 09 a 13 de julho de 2012;

3.2. Horário: 08 às 12 horas;

3.3. Local: Secretaria da Prape.

Inscrição por terceiros:

- A inscrição à pré-seleção poderá ser realizada por um (a) representante do(a) estudante, desde que o(a) mesmo(a) traga uma autorização por escrito.

- Na autorização por escrito o candidato deverá especificar que é para “Inscrição ao processo seletivo da UFPB ao Auxílio Financeiro MEC/PROMISAES 2012”, e que a responsabilidade pela entrega da documentação completa é sua. Anexar à autorização cópia da identidade do candidato e de seu representante.

- O candidato não poderá alegar desconhecimento seu e/ou de seu representante quanto a qualquer documento, assinatura, ou etapa classificatória. A UFPB não se responsabiliza por extravio de documentos por parte do candidato ou de terceiros.

IV – DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

4.1. Formulário de Inscrição ao processo seletivo da UFPB ao Auxílio Financeiro MEC/PROMISAES (disponibilizado no site da Prape – www.ufpb.br/prape) preenchido e assinado;

4.2. Carta do interessado justificando a solicitação (máximo de uma lauda);

4.3. Formulário de Informações Socioeconômicas e Declaração de Renda (disponibilizado no site da Prape – www.ufpb.br/prape) preenchido e assinado;

4.4. Histórico Escolar atualizado e original, e Horário Individual do período em curso.

- Os candidatos que passaram por transferência interna deverão apresentar o Histórico do Curso atual e Rendimento Acadêmico referente aos conceitos obtidos, ou seja, no qual estão efetivamente matriculados. Os candidatos transferidos de outra instituição para a UFPB deverão apresentar Histórico Escolar obtido na instituição de origem, onde constem as menções relativas aos créditos concedidos pela UFPB e o respectivo índice de rendimento acadêmico.

4.5. Cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) atualizado ou do Protocolo de Prorrogação de Visto da Polícia Federal;

4.6. Comprovante de residência, atestando endereço de moradia;

4.7. Envolvimento do aluno em atividades acadêmicas relacionadas com o curso de graduação que está cursando, de ensino, pesquisa e (ou) extensão, em que pesem, preferencialmente, as contribuições do contexto cultural e social do país de origem (oficinas, eventos, seminários, monitorias, projetos de extensão, etc.), quando for o caso, devidamente comprovadas;

V - DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

5.1. Entrega da documentação completa por parte do candidato ou seu representante, com assinatura do respectivo protocolo de entrega;

5.2. Situação socioeconômica do aluno e/ou seu grupo familiar;

5.3. Rendimento acadêmico do aluno;

5.4. Frequência escolar;

5.5. Envolvimento do aluno em atividades acadêmicas relacionadas com o curso de graduação que está cursando; atividades de ensino, pesquisa e (ou) extensão, em que pesem, preferencialmente, as contribuições o contexto cultural e social do país de origem (oficinas, eventos, seminários, monitorias, projetos de extensão, etc.);

5.6. Situação consular regular junto a Polícia Federal (eliminatória);

Obs.: A tabela de pontuação será, posteriormente, publicada no site da Prape.

VI – DOS RESULTADOS:

6.1. O resultado final do processo seletivo do Auxílio Financeiro será divulgado através de lista de selecionados por ordem classificatória, no site da Prape, no dia 19 de julho de 2012, até às 17h.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7827.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Prape