Tecnologia da UFPB em exposição nos Jogos de Londres

Durante três semanas, pesquisadores do Núcleo Lavid (Laboratório de Aplicação de Vídeo Digital) da UFPB participam da exposição Brazil at Heart na Casa Brasil, em Londres. A Casa Brasil é uma das ações de promoção dos ministérios do Esporte, do Turismo e das Relações Exteriores em parceria com o Instituto Brasileiro do Turismo e Agência Brasileira de Promoção e Investimentos.

A exposição Brazil at Heart acontece durante os jogos das Olimpíadas de Londres 2012 e apresenta 12 totens com demonstrações de vídeos e informações das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. O Lavid participa com um estande apresentando o Fogo Player, um player de exibição de cinema 4K 3D.

O Lavid em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), Dynavideo, Universidade Mackenzie e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) expõem na Casa Brasil até 15 de agosto. A estrutura da Casa foi montada dentro da Somerset House, embaixada brasileira em Londres.

No estande são realizadas projeções de imagens através do Fogo Player que exibe o curta-metragem EstereosEnsaios. Este filme foi gravado em 4K 3D. Utilizando os recursos da estereoscópia (3D), o filme propõe um novo olhar de locais famosos da cidade do Rio de Janeiro, como favela e Copacabana.

O filme tem direção da professora da Universidade Mackenzie, Jane de Almeida, e foi desenvolvido pelo projeto GT - Aplicações Avançadas de Visualização Remota da RNP.

O Fogo Player é um software de transmissão e execução de filmes 4K 3D. A resolução 4K é um formato de imagens com qualidade quatro vezes maior que as em alta definição (High Definition).

Do Lavid se encontram em Londres os pesquisadores Guido Lemos e Lucenildo Aquino. Para conhecer o estande do Lavid na exposição Brazil at Heart assista ao vídeo deste espaço na Casa Brasil clicando

Exposição Brazil At Heart

Local: Embaixada brasileira em Londres (14-16 Cockspur Street, SW 1 Y 5BL,

próximo a Trafalgar Square).

Data: de 28 de julho a 2 de setembro

Horário: de 12h às 18h

Sobre o Lavid

Atualmente o LAVID é uma referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital, Contando com a colaboração de mais de 40 jovens pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão interconectados com pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais nas áreas de vídeo e TV Digital. O LAVID possui projetos concluídos que são exemplos  para todos que pesquisam a TV DIGITAL e seus aplicativos. O GINGA é um desses aplicativos, cuja filosofia é  de desenvolvimento distribuído e colaborativo de softwares e da oferta em um ambiente de transmissão e recepção de Televisão Digital de baixo custo para testar e difundir os componentes desenvolvidos nesta rede.

Assessoria de imprensa do Lavid, com colaboração de Richardson Gray.