Felipe Avellar e Cinzia Bartoli realizam recital na UFPB

A apresentação do recital de violoncelo e piano será neste sábado, às 16h, no auditório Gerardo Parente do Departamento de Musica no Campus I

Felipe AvellarNeste sábado (11), às 16h, será realizado no auditório Gerardo Parente no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o Recital de Violoncelo e Piano com Felipe Avellar de Aquino, professor do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) e Cinzia Bartoli, professora da Accademia Dell´arte di Roma,Itália.

Os músicos Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e Cinzia Bartoli (piano) tocaram juntos pela primeira vez no Festival Internacional de Música da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 2010. De volta à América do Sul, a pianista italiana Cinzia Bartoli, está em tournée no Brasil, Argentina e Uruguai. Desta forma, os dois se encontram para realizar recitais em João Pessoa, Recife e Campina Grande.

Na primeira parte do programa, a pianista apresenta obras de Chopin (Mazurka op.7 n°3 e o Scherzo em sib menor), Ravel (Ondine) e Piazzolla (Oblivion e Libertango). Na segunda parte, o violoncelista apresenta a Suíte espanhola de Gaspar Cassadó (violoncelo solo).  Logo em seguida, os dois se unem para apresentar a famosa Sonata Arpeggione de Franz Schubert.

A pianista italiana Cinzia Bartoli graduou-se com honras pelo Conservatório N. Paganini de Gênova. Depois de receber o Diplome Supérieur d´enseignment da Ecole Normale de Musique Alfred Cortot de Paris, realizou cursos de especialização com os pianistas Paul Badura-Skoda e S. Askenase na Academia Musical O. Respihi em Assis (Itália).

Foi vencedora de diversos prêmios internacionais, incluindo premiações nos Concursos de Albenga e Stresa, Concurso F. Schubert, Concurso de Paris, além do Concurso Palma d´oro de Finale Ligure (Itália). Sua reputação como concertista tem levado aos palcos de importantes cidades como Nova York, Paris, Lyon, Lugano e Heidelberg. Gravou para a RAI (Rádio e Televisão Italiana) e Telemontecarlo, atuando como solista e camerista.Cinzia Bartoli

O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil, como também nos Estados Unidos, país no qual residiu por seis anos.  É formado em música pela Universidade Federal da Paraíba onde atualmente é professor adjunto do Departamento de Música e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University, aonde foi bolsista da Capes entre 1992-94.

Nessa Universidade foi vencedor do "92/93 Concerto Competition", tendo se apresentado como solista da LSU Symphony Orchestra. Ainda na LSU, foi indicado membro da "The Honor Society of Phi Kappa Phi" e da "Society of  Pi Kappa Lambda" por méritos artísticos e acadêmicos. Entre 1996-2000, como bolsista do CNPq, estudou na renomada Eastman School of Music (University of Rochester), em Rochester - Nova York, onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais (DMA - violoncelo/performance).  Dentre seus professores incluem-se Alan Harris, Marcy Rosen (de quem foi assistente), Dennis Parker e Nelson Campos.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria