UFPB/ACBJ realizam Curso de Japonês com professora nativa

O curso é uma iniciativa do Projeto “Cultura Oriental: práticas musicais, linguísticas e psicossomáticas” do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX)

Estão abertas as inscrições para as turmas do Curso de Japonês 2012.2, na Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), com a professora Maiko Hiramoto, especialmente vinda do Japão para esse fim, através do Programa da JICA – Japan International Cooperation Agency.

O curso é uma iniciativa do Projeto “Cultura Oriental: práticas musicais, linguísticas e psicossomáticas”, numa parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX), e da ACBJ-PB.

O projeto é coordenado pela professora Alice Lumi Satomi, do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.

O curso será ministrado pela professora nativa Maiko Hiramoto, bolsista voluntária da JICA (Japan International Cooperation Agency), que vai lecionar o Curso de japonês no período de agosto de 2012 até julho de 2014.

A professora Maiko teve sua graduação no Departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto. Aperfeiçoou seus estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, durante um ano, e na Universidade do Porto, por seis meses. Em Portugal, ela trabalhou no Departamento de Logística, durante dois anos. Como experiência pedagógica, atuou no Comitê Educacional da Prefeitura da Cidade de Soja (Japão), por um ano.

Maiko Hiramoto veio para ministrar e supervisionar as três turmas existentes do curso de japonês, começando pelo segundo semestre do Básico I, aos sábados entre 17h e 19h; Básico II, aos sábados, entre 13h e 15h e Básico III, às terças-feiras, entre 19h e 21h. Conforme a procura, há uma chance de abertura de novas turmas, nas terças (à tarde) ou quintas (manhã e tarde).

O Curso Básico de Japonês objetiva a compreensão, conversação, leitura e escrita, através dos métodos práticos e dinâmicos da Aliança Cultural Brasil-Japão, de São Paulo, com base no “Curso Básico Japonês Progressivo” (2007), destinado a brasileiros. Ao final do sexto volume (previsto em quatro anos), o aluno estará apto a prestar o nível 3 do exame de proficiência Noryokushiken da Fundação Japão.

A sede da ACBJ-PB está localizada na Rua Manoel Paulino Júnior, 571, Tambauzinho (atrás do Bradesco). A mensalidade custa R$ 100,00 e R$70,00 (sócios), com descontos para outros membros da família. A mensalidade dá direito aos alunos participarem do Coro Hatsuhinode, criado para reforço do aprendizado da língua, aos sábados entre 15h e 17h.

Mais informações: (83) 3252-1445 alicelumi@gmail.com; 3246-8858 (professora Hiramoto) tree_of_life_m@hotmail.com; 3222-1760, t.adachi@uol.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria