PalhaSUS promove recepção de novos palhaços cuidadores

Projeto de Extensão Popular do Departamento de Promoção da Saúde acontece nesta sexta-feira (17), a partir das 16h, na Comunidade Maria de Nazaré

Nesta sexta-feira (17), a partir das 16h, na Comunidade Maria de Nazaré, em frente a Associação de Moradores e a Unidade de Saúde da  Família Comunitária, haverá concentração para cortejo popular e comemoração do  nascimento de novos palhaços(as) cuidadores(as) do Projeto de Extensão Popular "PalhaSUS", do  Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (DPS/CCM/UFPB) e integrado ao Programa de Educação Popular em Saúde.

A organização do evento vai disponibilizar um ônibus que vai sair do pátio do Centro de Ciências da Saúde no Campus I da UFPB às 15h para levar tod@s estudantes, professores e parceiros/as que queiram ir até a comunidade e participar!

O projeto PalhaSUS caracteriza-se pelo foco na humanização, considerando  que o processo de cuidado em saúde envolve interações humanas. Esta tem sido uma preocupação histórica na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, uma vez que se observa que essas interações encontram-se limitadas pela ênfase no aspecto técnico e na condição biológica da doença, perdendo a perspectiva dos sujeitos envolvidos.

Os participantes, a partir de formação prévia na Oficina do Riso da UFPB, desenvolvem o papel de Palhaços Cuidadores, aperfeiçoando uma tecnologia leve, cujas habilidades dependem do exercício em espaços privilegiados de desenvolvimento do cuidado.

O projeto elenca cenários de práticas que envolvem pessoas em situações de internação hospitalar e ou de vulnerabilidade social. Enfoca as diversas fases da vida humana, desde a infância à velhice. Essa atuação, além de contribuir na formação dos estudantes, no tratamento e cuidados das pessoas visitadas, repercute nos trabalhadores, ao interagir diretamente com os mesmos e despertar para o autocuidado no papel de cuidador.

Para a execução desse projeto já houve duas Oficinas do Riso, que formaram 56 Palhaços Cuidadores, e um seminário de discussão do papel do Palhaço Cuidador. As atuações nos referidos cenários de práticas iniciaram em setembro de 2010.

Contato pelo telefone (83) 8825-4809.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCM